A necessidade de reviver as memórias da Guerra Colonial Portuguesa
Ensino
2020-09-23 às 06h00
O argumento da ligação entre áreas tem sido recorrente desde meados do século XX, adivinhando um mundo de novos vínculos, de muitas casualidades, de processo e não de nascimento ou de fim. Na cultura do design trata-se da escolha da produção de desanexações nos territórios fixos historicamente, para conceber caminhos alternativos, híbridos e simbólicos. Hoje, a nossa realidade apela a uma averiguação constante à luz dos desenvolvimentos, desafiando-nos a desenhar sistemas holísticos, ecológicos e sustentáveis. Portanto, se queremos interpretar o mundo devemos admitir a importância do caos e da emoção, assim como reconhecemos o peso da ordem e da razão. Uma circunstância individual, singular e renovadora para propor soluções com emoção e significado na vida das pessoas. É neste contexto que nasce o #umcafécom.
Realizado aos sábados na rede social instagram, na página @almada_trumpet do Professor do IPVC Ermanno Aparo, #umcafécom começou em abril de 2020 como uma resposta possível para celebrar as ligações humanas, num instante da nossa vida em que só podíamos estar em casa. Usando como mote a música e o design, #umcafécom tem reunido profissionais destas duas áreas da cultura e, consequentemente, tem vindo a constituir um público híbrido e abrangente.
Por um lado, #umcafécom tem recebido maestros e instrumentistas, que se têm destacado no panorama local e internacional pelas aptidões artística e técnica. Criadores que perceberam que, para poderem interpretar com liberdade na realidade atual, deveriam converter as casualidades e os fatores externos – como o impacto da pandemia – em oportunidades reais do ato criativo. O primeiro músico a participar nestas improvisações foi o Maestro e saxofonista Bruno Santos, professor de saxofone no Conservatório de Música de Aveiro e Maestro da Banda de Belinho, em Viana do Castelo. Seguiu-se o trompetista e compositor de grande projeção mundial Gileno Santana. Natural de Salvador, no Brasil, Gileno Santana é vencedor de diferentes prémios como o BEJAZZ14 na cidade de Berna (Suíça), o Plaka Prize ou a medalha de Honra atribuída pela Ordem dos Músicos do estado de São Paulo (Brasil). Maria Valencia, trompetista clássica e Barroca natural de Guayaquil, Equador, foi a terceira música convidada. Tendo como base a experiência do El Sistema, Maria Valencia tem atuado como solista na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente é, também, professora na Ricordi Music School em Milão na Itália. O quarto interveniente foi Mesaac Brito natural de São Paulo, Brasil, trompetista da Banda Cucamonga, um Quinteto itinerante de Dixieland e Trad Jazz.
De igual modo, #umcafécom é uma oportunidade para ouvir designers empreendedores, Alumni de Design do IPVC a operarem em diversos territórios. Emanuel Maia foi o primeiro a apresentar-se, narrando o seu percurso profissional desde que se formou na licenciatura em Design do Produto até à atualidade como Diretor do curso de Design do Produto na Pearl Academy, Dili, na Índia. O segundo participante foi Sérgio Ramos, designer responsável pala comunicação, imagem e marketing do restaurante Tasquinha da Linda, situado na ribeira de Viana do Castelo. Um estabelecimento que mantém o distintivo de Bib Gourmand, a última classe a alcançar no Guia que atribui a estrela Michelin.
As conversas seguiram-se com o designer Nuno Correia, fundador da Nu-London, uma empresa de mobiliário e serviços, especializada em encontrar soluções de bem-estar nos espaços de trabalho. Com sede em Londres no Reino Unido, a Nu-London opera com um sistema de rede territorial que inclui parceiros portugueses. O último #umcafécom aconteceu com o designer Jorge Passos, gerente do DCB - Double Concept Bar, drink & design. Com o IPVC, Jorge Passos tem desenvolvido projetos académicos de investigação, contribuindo na materialização de alguns dos protótipos dos estudantes de licenciatura e de mestrado. Este ano destaca-se também a sua participação em coautoria no desenho e no desenvolvimento da surdina para trompete Shatron, alcançando um prémio no A’Design Award.
Como um sistema aberto, #umcafécom trabalha em rede multidisciplinar e em colaboração experimental e imediata - próprias do nosso tempo - quer com músicos quer com designers a atuarem como empreendedores das suas próprias ideias e percursos.
Semanalmente, esta ação continuará veiculada pelo design como uma mais valia quer em relação às inquietações dos nossos estudantes, quer em relação aos anseios dos nossos Alumni.
09 Abril 2025
26 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário