Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Uma geração conquistadora

A Galinha fala de choca

Uma geração conquistadora

Ideias Políticas

2022-11-29 às 06h00

André Patrão André Patrão

Nem sempre as conquistas se demonstram e celebram com troféus levantados ou com receções solenes organizadas. Fruto de um trabalho, muitas vezes, invisível, os jovens têm vindo a travar batalhas e a conquistar pequenas vitórias que vão permitindo o aparecimento de mais oportunidades, mais responsabilidades e mais garantias, para o seu presente e para o seu futuro e que vão, ao mesmo tempo, defendendo e projectando as próximas gerações.
Um pouco por toda a Europa, são vários os organismos, institutos e entidades, assim como governantes e responsáveis políticos, que apostam em jovens, nas suas capacidades e no seu potencial, para os ajudarem a estar na linha da frente em termos de pensamento e acção. Em Portugal, a Juventude Socialista tem vindo a ser uma das estruturas jovens que mais conquistas alcança para as gerações mais novas e, com a aprovação do Orçamento de Estado para 2023, damos mais um passo nesta caminhada dura e difícil, travada há muitos anos, por outros “jovens” que abriram caminho e espaço de valorização para as novas gerações.
Em 2023, continuamos com a política das contas certas pois é uma das formas de garantir a sustentabilidade das gerações futuras. Mas também queremos agir no combate às desigualdades e queremos projectar um acesso ao ensino superior sem barreiras e que garanta melhores condições para todos os jovens.
A entrada no ensino superior é sempre uma mudança difícil, não só para os jovens, em si, mas também para as famílias. Nos últimos anos, fruto da acção da JS, criou-se o complemento de deslocação para estudantes bolseiros deslocados e reforçou-se o valor do complemento de alojamento para mais do dobro, quando comparado com o valor atribuído em 2019. Para além disso, desde 2015, passamos de 64 mil para mais de 90 mil bolsas de acção social, sem nunca esquecer o congelamento das propinas em todos os ciclos. Mas as medidas não se ficam por aqui, pois também se pretende aumentar o rendimento dos jovens e das famílias com filhos. Por isso, reforçamos o valor do abono de família e alargamos o IRS Jovem, duas medidas que custam 115 milhões de euros aos cofres do Estado mas que são importantes para alcançar as premissas propostas.
Na saúde, conseguimos um programa piloto que vai distribuir, gratuitamente, bens de higiene pessoal feminina, para além do reforço dos cuidados de saúde mental, com mais de 1000 psicólogos nas escolas, no espaço de cinco anos, com 88 milhões no PRR para aumentar os cuidados de saúde mental, com o serviço de acompanhamento de psicólogos no SNS24 e pela nova lei da saúde mental. No que toca à habitação destinada a estudantes deslocados, teremos o maior valor de sempre alocado à construção, aquisição e renovação de residências para estudantes do ensino superior, no valor de 375 milhões, contribuindo para uma maior justiça social, sem deixar de mencionar que as Instituições de Ensino Superior públicas verão as suas dotações orçamentais aumentadas, fortalecendo estas instituições e garantindo a sua estabilidade e autonomia.
O trabalho que tem sido desenvolvido, quer pelos deputados jovens, quer através das concelhias e federações da JS, repercute-se nestas pequenas conquistas mas que se traduzem em conquistas reais para a vida dos jovens e das suas famílias. Somos uma geração bem preparada, que luta, de maneira diferente, mas com convicção, por cada um dos jovens que nasce no nosso país, pelo seu futuro, capitalizando a nossa ambição irreverente e, por isso, queremos as nossas oportunidades, possibilitando-nos voos cada vez mais altos, do tamanho dos nossos sonhos.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias Políticas

31 Janeiro 2023

Os Jovens estão em Luta

24 Janeiro 2023

Capital Europeia da...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho