Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Um S. João cooperante

Norte sobe no Ranking Regional de Inovação

Escreve quem sabe

2016-06-21 às 06h00

Margarida Pereira Margarida Pereira

Caro Leitor,
Vivem-se, em Braga, dias de grande festa. A cor e a música popular invadiram a cidade e com elas trouxeram não só o sabor das sardinhas, mas também o cheiro dos manjericos, é S. João e a cidade está em festa.
Nas seculares festas sanjoaninas, as tradições fundem-se com os novos hábitos, sempre de braços dados com a cultura. Numa festa tão culturalmente enriquecida, mas acima de tudo tão nossa, a JovemCoop não podia ficar de fora e, por esse motivo, prontamente nos juntamos às festividades, fazendo sempre prevaler a cultura, a tradição, a sua identidade.

A nossa participação no S. João começa muito antes dos dias de festa. Como membros organizadores do Cortejo Histórico, desde cedo começamos a dar forma a este desfile que representa as mais antigas tradições das nossas festas, do medieval ao barroco, do candeleiro à serpe, sem nunca esquecer o tão característico quadro do porco preto, é no cortejo histórico que é possível encontrar parte das origens destes festejos da cidade.

Também o Concurso de Cascatas, ao qual concorremos desde a primeira (re)edição, nos faz viver as festas com muita antecipação. Para nós é um gosto participar nesta atividade, não pela competitividade, mas sim pelos momentos de educação não formal que a construção da cascata nos proporciona. Desde o estudo das tradições, passando pela planificação e pela construção da cascata, todos os momentos são propícios ao desenvolvimento de novos conhecimentos e novas apetências. Foi por esse motivo que resolvemos complementar a nossa cascata com explicações históricas das tradições nela expostas. Deste modo todos podem compreender o que está representado na nossa cascata sanjoanina, que se encontra no Largo Francisco Sanches até ao dia de S. João.

Um outro momento que o Concurso de Cascatas acabou por nos proporcionar foi a II Gala Sanjoanina que decorreu no Theatro Circo. Um momento de homenagem, não só ao S. João, mas a todo o “Cancioneiro Minhoto” do Dr. Gonçalo Sampaio. Foi no meio dos cantares mais tradicionais da nossa região, que tivemos a honra de receber o primeiro prémio do Concurso das Cascatas, um momento muito especial, em que vimos os nossos serões de trabalho serem reconhecidos.

Vivência especial e muito particular, para nós nas festas da cidade, foi a visita ao centro histórico que realizámos com o Grupo Folclórico da Camacha, Madeira. Termos a oportunidade de acolher um grupo de fora, que com muito gosto e interesse se prontificou a conhecer um pouco da nossa cidade, e que nos proporcionou um intercâmbio cultural de tradições sanjoaninas, foi um momento único. É fundamental que todos os grupos se sintam bem acolhidos para levarem não só o nome de Braga mais longe, mas também um pedacinho da nossa história com um grande desejo de cá voltar. Por esse motivo, acreditamos, que todos os grupos participantes nas festas da cidade deveriam incluir nos seus programas um passeio histórico pela cidade.

Existem na nossa festa popular inúmeras atividades, para todos os gostos, tradição, cultura, desporto, tecnologia, entre muitas outras áreas.Todas estão presentes no programa das festas, o que faz com que ninguém tenha desculpa para faltar ao S. João, que é para nós muito mais que uma festa secular. É um momento em que toda a cidade se une, todas as associações cooperam para criarem dias de festa tão únicos e tão nossos.

Por esse motivo, caro leitor, convidamo-lo a vir viver o S. João na primeira pessoa e poder comprovar a quantidade de entidades, escolas e associações que estão envolvidas neste grande projeto. O S. João é de todos, é da cidade e prova disso é a cooperação que vemos nestes dias. Para nós, todos os dias deviam ser assim, cooperantes.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

28 Novembro 2020

Ilusão verde

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho