Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Um exemplo a seguir

Sinais de pontuação

Ideias

2012-04-18 às 06h00

Pedro Machado

No ano em que Braga é Capital Europeia da Juventude, quero hoje realçar um exemplo de empreendedorismo jovem, na nossa região, de que Portugal se deve orgulhar, mas que na minha opinião merecia ter mais destaque, em termos mediáticos.

Um grupo de 5 alunas do 10º ano do CLIB - Colégio Luso-Internacional de Braga, criaram uma microempresa, a Expand It, no âmbito do programa Júnior Achivement Portugal e conquistaram o prémio “Accenture Enterprise without Boarders Collaboration” na “Junior Achievement Young Enterprise Trade Fair 2012”, que se realizou em Zurique, na Suíça. Foi a primeira vez que uma equipa portuguesa ganhou o prémio.

No início deste ano letivo, fui contactado por estas 5 jovens, no sentido de poder dar algumas ideias e transmiti-lhes que deveriam apostar em algo simples mas inovador e é com enorme orgulho que constato o seu sucesso.

Primeiramente, concorreram a nível nacional com 168 microempresas, destas foram selecionadas 40 para a Feira Ilimitada, em Lisboa, na qual lhes foi atribuído o prémio EWB, que consistia na disponibilização de uma rede social onde todas as micoempresas, a nível mundial, podem contactar umas com as outras, fazendo parcerias, intercâmbios, troca de ideias. Em Lisboa tornaram-se campeãs nacionais e conquistaram o direito a representar Portugal em Zurique.

Na Suíça, montaram o seu próprio stand, divulgaram o produto a diversos CEO’s de renome, ao júri a ao público-alvo do seu produto: o Spread-Eat, concorrendo com cerca de 90 microempresas europeias. A ideia de negócio é tão simples quanto uma embalagem maleável e portátil onde é possível colocar dois tipos de recheios, por exemplo Nutella e Manteiga e levá-los para onde quisermos. Com uma embalagem prática, não é necessário usar uma faca para espalhar o recheio no pão, nas torradas, biscoitos ou até mesmo na fruta, devido ao seu corpo maleável, o consumidor tem absoluto controlo sobre qual o recheio e quantidade a utilizar.

A ideia da equipa portuguesa destacou-se, sendo considerada a empresa mais internacionalizada, a nível europeu. É de realçar que este concurso destinava-se a jovens dos 15 aos 25 anos e estas jovens têm apenas 15 anos!
Os critérios para a escolha da equipa vencedora foram a performance geral da microempresa e o uso bem sucedido da colaboração com outras microempresas internacionais, desenvolvendo parcerias que promovessem a interação além-fronteiras, como vantagem competitiva no mercado, ajudando a impulsionar o valor do produto e contribuindo para o desempenho global da empresa.

A Expand It venceu em Zurique pelas parcerias que estabeleceu com outras microempresas, uma norueguesa, que ajudou no desenvolvimento da embalagem, e outra sueca que ajudou a desenvolver o website da Expand It.
Com a sua simplicidade, o que estas jovens mostraram verdadeiramente é que a paixão pelo produto aliada a um elevado nível de profissionalismo, boas técnicas de vendas e um grande entusiasmo ao lidar com potenciais investidores, explicando-lhes a sua ideia negócio, são sinónimo de sucesso.

Apesar de se tratar de um concurso académico não deixa de ter a devida importância, em termos de projeção da capacidade empreendedora de Portugal e dos portugueses. Quando tanto se ouve falar de empreendedorismo como uma solução para economia portuguesa e para o combate ao desemprego, estas alunas mereciam maior atenção em termos mediáticos.

Deveríamos pegar nos conceitos que tornaram este projeto vencedor e aplicá-los às nossas empresas: paixão, entusiasmo, profissionalismo, boas técnicas de vendas e parcerias estratégicas nacionais e internacionais.
Sem dúvida um orgulho para Portugal e para Braga e um exemplo a seguir!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.