Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Um dia cheio de história...

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2018-03-05 às 06h00

Paulo Monteiro

O dia de hoje, 5 de Março, está recheado de acontecimentos históricos, tanto em Portugal como no resto do Mundo. São muitas as efemérides assinaladas e mesmo assim só trago aqui aquelas que considero das mais importantes.
Em termos nacionais, há quatro datas que ficam para a memória. As duas primeiras dizem respeito à República, uma vez que assinalam o nascimento e a morte de dois grandes estadistas republicanos: 1858 nasce José Relvas, futuro dirigente republicano, que proclama a Repú- blica Portuguesa na Câmara de Lisboa, a 5 Outubro de 1910; 1917 morre, com 76 anos, Manuel de Arriaga, primeiro presidente da República Portuguesa.
Este dia também fica na história por uma tragédia ocorrida neste mesmo dia e uma outra que aconteceu na noite do dia anterior mas teve impacto às primeiras horas do dia, há 17 anos.

1986 - no início do XX Rali de Portugal, em Sintra, o carro de Joaquim Santos despista-se. Morrem três pessoas. 
2001 demite-se o ministro do Equipamento Social, Jorge Coelho, poucas horas após a queda da ponte de Entre-os--Rios (na noite do dia 4), em que morreram 59 pessoas.
E, lá por fora, para que não se pense que as crises são de agora, e que só agora é que há problemas com bancos, em 1933, o presidente norte-americano, Franklin D. Roosevelt, decreta o encerramento dos bancos durante quatro dias para impedir o colapso do sistema bancário.

Outro dado importante: em 1970, entra em vigor o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, ratificado por 43 países, mas que ainda hoje muitos não obedecem...
Por último, duas mortes de dois estadistas que deram e dão muito que falar: em 1946 morre, com 73 anos, o líder soviético José Estaline e, em 2013, morre, com 58 anos, o presidente da Venezuela, Hugo Chavez.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.