Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Um bom relacionamento escola/família

As bibliotecas e as leituras no verão

Um bom relacionamento escola/família

Voz às Escolas

2024-06-17 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

As escolas estão cada vez mais repletas de diversidade, de crianças, de alunos de tantos e tantos lugares da Europa, do Mundo! Cada um singular, cada um com a sua experiência de vida, com as suas crenças, construídas no lugar onde cresceu, com os amigos com quem brincou, no seio da família a que pertence.
Está bem registado no rol dos deveres da instituição escola que a mesma deve gerir a relação escola/família, desenvolvendo todos os esforços, capacitando os seus recursos, criando oportunidades facilitadoras de boas interações. Conseguindo-o, está a promover um ambiente escolar saudável, favorecendo o desenvolvi- mento de boas aprendizagens, de boas pessoas, de boa formação. Mas como encontrar solução, estratégia que favoreça todos os níveis de entendimento? É necessário construir pontes de ligação, pontos de encontro entre o que cada família espera da escola e o que a escola pode oferecer a cada uma. É essencial promover um ambiente acolhedor e respeitador para os pais de diferentes origens e culturas, garantindo que se sintam bem-vindos e como parte da comunidade escolar. Dessa forma, a relação com as famílias dos alunos pode ser construtiva e colaborativa.

Assim decorreu mais um ano, agora quase a terminar. Neste contexto, importa analisar, avaliar, refletir sobre todo o trabalho, todos os processos, os procedimentos, as situações melhor ou menos bem resolvidas que, ao longo de tantos meses foram vividas, foram experienciadas pelas pessoas que formam a comunidade educativa ativa. É que, sendo uma real comunidade educativa, deve partilhar interesses, que defendam e promovam o crescimento saudável e harmonioso de todos os que frequentam durante tantas horas do dia os espaços escolares, tantas vezes rindo, tantas vezes chorando, outras correndo e saltando, outras concentrados, mas sempre aprendendo.

O Agrupamento de escolas André Soares organiza, nestas duas semanas, encontros com os representantes dos pais/encarregados de educação das turmas e grupos de cada estabelecimento do primeiro ciclo e pré-escolar para ouvir as suas dúvidas, as suas ansiedades, os seus problemas, o que esperam da escola, o que deve ser alterado para que o próximo ano seja melhor, seja mais harmonioso. É importante que a escola esteja aberta a ouvir as preocupações e sugestões das famílias, respeitando as suas diferentes culturas e valores. A inclusão das mesmas nas atividades escolares, como eventos e projetos, ajudará a fortalecer a relação.
Naturalmente que tudo o que contribuiu positivamente para melhorar a escola deverá ser valorizado, as boas práticas reforçadas.
Cada grupo, cada turma tem assim voz na construção de uma escola melhor, uma escola que entenda melhor a diversidade e encontre respostas adequadas a cada situação.
São caminhos facilitadores de um bom relacionamento que todos desejamos. Todos os esforços e decisões tomadas na escola têm como objetivo principal garantir que os alunos se sintam seguros e confiantes, num ambiente propício ao desenvolvimento de boas aprendizagens. É com essa visão e neste compromisso que a comunidade escolar deve trabalhar em conjunto, na procura incessante de uma melhoria contínua. e jovens que estão sob sua responsabilidade.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho