Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Um bom exemplo de apoios públicos e solidariedade

Plano, Director e Municipal …

Um bom exemplo de apoios públicos e solidariedade

Ideias

2020-11-19 às 06h00

Augusto Lima Augusto Lima

Hoje, mais do que nunca, quem decide deve estar muito atento aos acontecimentos e à sua evolução no dia a dia. Isto aplica-se a todos os domínios, mas ao nível da política pública é uma verdade irrefutável. Efetuar planos estratégicos a médio e longo prazo no atual contexto é quase uma utopia, pois estes rapidamente se tornam obsoletos em função da mudança constante e rápida das situações.
É muito importante saber para onde se quer ir, quais as prioridades a ter em conta, qual o âmbito de atuação, mas o desenho e a conceção das ações são, cada vez mais, de resposta rápida e momentânea. Para o efeito, é fundamental construir estruturas flexíveis, dinâmicas e agregadoras. Isto sim, não se constrói de um dia para o outro, exige muito foco e trabalho próximo junto dos principais públicos e pessoas. Capacidade de escutar, acompanhar de perto as necessidades e agir são, na minha perspetiva, os principais fatores críticos de sucesso para quem exerce funções com responsabilidades de definição de políticas públicas.

Vem isto a propósito da recente medida de apoio do Município de Vila Nova de Famalicão ao serviço de entregas de refeições, designado “Restaurantes de Famalicão em sua casa”. Este serviço, gratuito, foi uma resposta da Câmara Municipal e dos restaurantes de Famalicão ao confinamento decretado pelo Governo para o último e próximo fim de semanas, tendo como objetivo contribuir para a mitigação dos efeitos económicos na restauração provocados pelas medidas impostas. É verdade que os apoios anunciados pelo Governo são, até ao momento, insuficientes, mas nada impede que, em simultâneo, se reivindique mais e melhores apoios e se reaja a nível municipal com algumas soluções que ajudem a minorar prejuízos.
Esta reação só foi possível graças ao trabalho em rede com os restaurantes, que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos tempos e que permitiu criar a dinâmica e montar a estrutura em tempo record. Se não houvesse esta proximidade, esta ligação constante e atenta, em que se procura, por um lado, conhecer as reais necessidades e, por outro, percecionar aquilo que pode ser ativado para resolver os respetivos constrangimentos, nada disto teria sido possível.

Os primeiros resultados foram excelentes. Perto de mil refeições entregues e 47 restaurantes aderentes são números que não deixam ninguém indiferente. Mas, a par dos resultados quantitativos da iniciativa, deve destacar-se o movimento de solidariedade dos famalicenses para com os restaurantes, o que fez aumentar sobremaneira as encomendas, o espírito de entreajuda e a confiança entre os restaurantes, ao ponto de esta cooperação e força do setor ter impulsionado a criação da Associação de Restaurantes em Famalicão.
São iniciativas como estas que justificam a mobilização dos meios públicos para ajudarem a resolver determinados constrangimentos. São iniciativas como estas que as entidades públicas deverão ser capazes de dinamizar com a comunidade. São iniciativas como estas que evidenciam o papel que os municípios devem ter na incorporação, estimulação e promoção de determinada causa pública.
Por tudo isto, Famalicão, para além de ser o lugar da boa cozinha, é também o lugar onde a criatividade, a dinâmica e a agregação se juntam, para cada vez mais aliar a tradição à inovação e, consequentemente, reforçar a sua condição de referência na restauração de exce- lência.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

30 Novembro 2020

Um Natal diferente

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho