Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Um ano cooperante

Norte sobe no Ranking Regional de Inovação

Um ano cooperante

Escreve quem sabe

2020-01-07 às 06h00

Margarida Pereira Margarida Pereira

Entramos no ano que agora se inicia não pelo pé direito, mas sim com os dois pés, ambicionando que este seja o início de uma década repleta de vida! Com a chegada do novo ano, decidimos refletir não sobre os nossos desejos, mas antes sobre tudo aquilo que fizemos, aquilo que realmente somos.
Ligada à Cooperativa dos Novos Pioneiros, em Agosto de 1979 nasceu a Associação Jovem Coop Natureza/Cultura, uma associação criada com base num intercâmbio que levaria cerca de dez jovens bracarenses até Malvern – Worcestershire, Inglaterra. Como associação estreante em intercâmbios, os anos que se seguiram tiveram sempre um grande foco nestas atividades internacionais, levando assim o nome de Braga pelo mundo e, ao mesmo tempo, recebendo representantes de todo o mundo em Braga.

Com o passar dos anos e sobre o mote “As coisas só têm sentido se dermos sentido às coisas” a associação foi percebendo que não adiantava simplesmente conhecer o mundo e não conhecer a sua própria região, começando assim a investir mais em Braga e nos bracarenses. Este período coincide com o desaparecimento da Cooperativa Novos Pioneiros e com a designação oficial de Jovem Cooperante Natureza/Cultura. Surgiram então as atividades mais ligadas à natureza, como os acampamentos e as caminhadas no Gerês.
Mais recentemente, percebemos que já íamos conhecendo tão bem a nossa cidade que tinha chegado a altura de fazer mais por Braga. Deste modo, fomo-nos tornando voz ativa na vida política da cidade, reflectindo sobre temas que achamos pertinentes, focando a nossa atenção na valorização e preservação do património, que durante décadas foi desvalorizado.

Hoje em dia, graças ao trabalho de voluntários, vamos preenchendo o nosso ano com diversas atividades para as mais variadas idades. Realizamos percursos temáticos com os nossos amigos da Braga+. Por diversas vezes, durante o ano, fazemos visitas guiadas ao Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes. Todos os anos participamos na recriação histórica das origens da cidade - a “Braga Romana” - e fazemo-lo de forma desafiante, explorando, ano após ano, temáticas distintas. Deixamos o vermelho e dourado de lado para abraçarmos o colorido do S. João de Braga, dando sempre o nosso contributo nas festas da cidade. O concurso de cascatas é, para nós, outro momento de aprendizagem, onde cooperantes mais graúdos ensinam os mais miúdos a recriar tradições do S. João, para que hajam sempre novidades na nossa cascata. Durante o ano levamos, também, o nosso testemunho a algumas escolas mostrando aos adultos de amanhã o impacto do voluntariado não só no quotidiano da cidade, mas também na nossa vida.

Peddy-papers são também uma atividade que nos caracteriza, e que utilizamos quer para os bracarenses testarem os seus conhecimentos, quer para os novos visitantes ficarem a conhecer a nossa cidade maravilhosa, cheia de tesouros e recantos escondidos. Ao falarmos de atividades temos sempre de falar daquele que é o nosso ex libris; “O Nosso Património” é, sem dúvida alguma, uma das atividades que realizamos durante o ano e que sentimos ter um grande impacto, quer na vida de quem participa, quer na de quem dedica o seu tempo a organizá-la. Afinal, nesta atividade em que cruzamos todos os nossos pilares (desde a preservação do património, à valorização da natureza, passando pelo desporto), os jovens participantes são convidados, durante um mês, a conhecer melhor o património da cidade, realizando ainda um acampamento e algumas caminhadas pela natureza.

Contudo, nada disto seria possível sem termos as pessoas certas ao nosso lado, por esse motivo escolhemos começar o ano a agradecer a todos aqueles que nos apoiam, sejam instituições ou amigos. Queríamos, ainda em jeito de enaltecimento, agradecer a todos os voluntários da JovemCoop, que permitem que seja possível celebrar mais um ano de vida, que fazem do voluntariado uma prioridade nas suas vidas… Quanto a si, caro leitor, se ainda não conhecia o nosso trabalho e gostava de saber mais, estamos à distância de um click. Um bom 2020 para todos, repleto de atividades e voluntariado.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

28 Novembro 2020

Ilusão verde

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho