Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Um agradecimento

A responsabilidade de todos

Um agradecimento

Voz às Escolas

2020-06-22 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

O comboio seguiu a sua viagem à custa da resiliência, da força e do ânimo de tantos condutores e tantos passageiros. Foram longos três meses de árdua e nobre luta dos que, em casa e fora dela, se empenharam na defesa do bem pessoal e comum, movendo com a maior dignidade todos os esforços para que nem tudo estagnasse.
Todos prestamos o maior respeito aos trabalhadores da área da saúde, da segurança, da manutenção de todos os serviços sociais, do apoio alimentar, de tantos, sem exceção. A gratidão será eterna.
Mas hoje quero deixar um sentido obrigada a toda a comunidade André Soares.

Aos professores que, neste tempo em que os problemas se amplificam, em que tudo se reveste de caráter urgente, viveram dias de infinita ansiedade. Primeiro procurando acreditar no inacreditável. Depois, procurando estratégias para captar os alunos, enchendo-os de trabalhos, de material, mas pouco a pouco, percebendo que não era possível continuar. Não se imagina o quão difícil é encontrar o meio certo para chegar a todos os alunos! Agora, cada casa tornou-se uma escola, um lugar único. Mas foi possível encontrar o caminho e chegar ao final do ano letivo com a consciência de que a entrega deu resultados.
Nunca saberemos em que condições alguns professores se adaptaram, vendo a sua vida exposta, a sua sala de aula com tantos espetadores, tantos deles com graves problemas, tentando equilibrar, harmonizar. Ao mesmo tempo prestando atenção aos seus alunos, procurando ler os seus olhos, ouvir o seu tom de voz, ver a luz no seu sorriso.

Aos assistentes operacionais que souberam, com muito brio, enfrentar a realidade e manter as escolas de portas abertas no rigor do cumprimento das regras de segurança, receber os mais pequeninos dando-lhes confiança e ânimo e dando sempre a resposta adequada às mais variadas solicitações. Aos assistentes técnicos, que mantiveram os processos administrativos em regular funcionamento. Aos encarregados de educação que, nas suas casas, à custa de tantos sacrifícios, de tantas cedências e alteração de prioridades, colaboraram com a escola e desenvolveram nos alunos competências de autonomia e responsabilidade, não desperdiçando esta oportunidade única.

Todos fizemos deste tempo um tempo de grande crescimento. Crescemos como seres humanos, crescemos como profissionais, crescemos como organização, crescemos como comunidade.
Podemos dizer que alguns aspetos não correram bem, criticar esta ou aquela forma de comunicar, este ou aquele equipamento que não funcionou. Mas sabemos que ninguém estava preparado, que o medo se apoderou de tantas famílias, que o incerto não fazia parte de muitas vidas e nelas se instalou tão dramaticamente. O que tanto queremos conseguimos – manter a escola preparada, a aguardar a chegada dos que lhe dão sentido. Pois nunca nenhum modelo substituirá a escola presencia!

Deixamos aqui uma preocupação e um compromisso – a preparação do ano letivo 2020/2021 será conscientemente pensada. Apostaremos na recuperação das aprendizagens, preparada, planeada, selecionando, privilegiando o que sendo fundamental, não foi adquirido. Será grande a preocupação, o esforço em motivar todos os alunos, reintegrá-los, de uma forma ainda mais responsável, sentindo o quão importante é uma saudável socialização, um crescimento harmonioso, preparando cidadãos felizes, capazes de defender a vida e o planeta, e nele coabitar com o respeito que nos merece.
Em setembro regressaremos. Teremos um plano bem pensado, que conte com a possibilidade de diferentes cenários, para que todos se sintam seguros.
Estaremos bem preparados para vos receber!
Umas felizes férias letivas!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho