Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Uh Uh, os meus óculos de Sol- Novas regras balneares durante a pandemia

O Zezinho do vestido

Uh Uh, os meus óculos de Sol- Novas regras balneares durante a pandemia

Voz à Saúde

2020-06-02 às 06h00

Cátia da Silva Teixeira Cátia da Silva Teixeira

Iniciará a 6 de Junho, a época balnear 2020, época balnear bastante atípica em comparação aos anos anteriores, pelo motivo que toda a gente conhece: risco de transmissão do COVID-19.
Todo e qualquer espaço público, inclusive a praia, é um potencial local de contágio, quer devido ao risco de contacto direto com pessoas infetadas, quer com o contacto indireto através da projeção de gotículas para as superfícies.

E quais são as medidas gerais para a utilização das praias? Está recomendado a consulta da aplicação móvel (InfoPraia) para verificar a afluência às praias. Prefira as que estão com um nível de ocupação mais baixo, assinaladas a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade.
Nos acessos à praia e na própria praia está recomendado: uso de calçado, manter a distância de 2 metros das pessoas que não pertençam ao mesmo grupo, manter a distância de 3 metros entre os chapéus de sol, não deitar o lixo nem beatas no areal.

Quem opta por alugar barraca/toldo, cada pessoa ou grupo pode alugar de manhã (até às 13h30) ou à tarde (a partir das 14h), estando condicionada com capacidade máxima de 5 pessoas. As barracas estarão separadas a uma distância mínima de 1.5metros, já os colmos/toldos, com distância de 3 metros.
Novas regras sobre circulação na praia: poderão ser criados acessos de sentido único, perpendiculares ou paralelos à costa, onde deverá ser respeitado o distanciamento de 1.5m,
Aos frequentadores de bares de praia: a limitação da capacidade mantém-se tal como noutros espaços hoteleiros, assim como existe a obrigatoriedade do uso de calçado e a higienização das mãos à entrada do espaço.

As novas regras ditam que não são permitidas: atividades desportivas, massagens e atividades similares na área balnear das praias que envolvam duas ou mais pessoas. Estão também interditos o uso de gaivotas e escorregas.
São permitidas, no entanto, as aulas de surf e de desportos similares, até 5 participantes por instrutor. Os vendedores ambulantes poderão igualmente continuar a circular nas nossas praias, porém deverão cumprir as regras de distanciamento e utilizando a máscara e viseira de proteção.
Não se esqueça: a prevenção é a melhor saúde… e no que respeita ao contágio do COVID19, é fundamental prevenir!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho