Correio do Minho

Braga, terça-feira

Turismo está na moda

Prémio Nobel da Medicina

Ideias

2018-07-26 às 06h00

Paulo Monteiro

Cerca de 4,5 milhões de portugueses fizeram deslocações turísticas no primeiro trimestre deste ano, segundo anunciou ontem o Instituto Nacional de Estatística. E quando o INE fala em turista isso significa que é um viajante que permanece, pelo menos, uma noite num alojamento colectivo ou particular no lugar visitado, independentemente do motivo da viagem. O certo é que também nós, portugueses, aderimos à moda de fazer turismo no nosso país, registando-se um aumento de 12,1% no número de viagens realizadas pelos residentes em Portugal (+7,4% no trimestre anterior), reflexo, entre outros motivos, do efeito de desfasamento no calendário do período da Páscoa. As deslocações turísticas ao estrangeiro corresponderam a 10,5% do total e apresentaram um crescimento superior às deslocações nacionais (+14,9% face a +11,8%).

Para ‘visita a familiares ou amigos’ ocorreram 2,2 milhões de viagens; ‘Lazer, recreio ou férias’ motivou a realização de 1,54 milhões de viagens, tendo as deslocações por motivos ‘profissionais ou de negócios’ justificado 494,1 mil viagens. Ainda segundo o Instituto Nacional de Estatística, os ‘hotéis e similares’ agregaram 21,1% das dormidas do trimestre (+2%), cabendo ao ‘alojamento particular gratuito’ 70,4% das dormidas totais (-4,1%). A Páscoa, este ano ‘calhou’ em Março e, por isso, este foi o mês dos recordes, com uma média de 4,32 noites, registando-se um aumento de 13,6%. Excelentes números. Os portugueses passaram a viajar mais, cá dentro, e a pernoitar fora de casa. E é destes indicadores que o Minho precisa. O Minho também quer destes turistas nacionais que fiquem, pelo menos, uma noite a dormir nesta magnífica terra...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.