Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Turismo: continuam as boas notícias

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Ideias

2018-04-20 às 06h00

Paulo Monteiro


Ainda bem que assim é. Todos os dias nos chegam boas notícias relacionadas com o Turismo. Estamos mesmo na moda e esperemos que por muitos e muitos anos...
Esta semana os dados do Instituto Nacional de Estatística vieram dar-nos mais uma boa notícia: o destino turístico Porto e Norte terminou o mês de Fevereiro com um crescimento em todos os indicadores. O mês trouxe, segundo nota do Turismo do Porto e Norte de Portugal, um total de 427,6 mil dormidas, apresentando um crescimento de 9,7% em relação ao mesmo mês, em 2017 (mais de 41,3 mil dormidas), acabando por colocar a região no segundo lugar entre os destinos com mais dormidas por residentes.
Mas há mais: a estada média cresceu 1,4% face a 2017, estando nas 1,68 noites e, nos proveitos totais regista-se um crescimento de mais 9,6% com 22,4 milhões de euros.
Mas... ainda há mais: a moda do rio Douro também se consolidou, já que atingiu um máximo histórico no transporte de passageiros em 2017, com 1,2 milhões de turistas nas embarcações que cruzam este rio. Segundo a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, este valor representa um crescimento de 35% face ao ano anterior e supera todas as suas expectativas, que em 2017 previa fechar o ano com um milhão de passageiros. E porque falamos do rio Douro, em 2017, percorreram a via navegável 149 embarcações, de 61 operadores, com turistas provenientes, maioritariamente, do Reino Unido, Alemanha e França.
Com tanta procura e com tanto turismo que tal rentabilizar e pensar seriamente na navegabilidade do rio Minho, com margens tão históricas e cheias de cultura, onde se pode dar a conhecer ainda mais aos turistas a nova moda do... vinho verde?

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.