Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Turismo... a nossa galinha de ovos de ouro

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2018-03-26 às 06h00

Paulo Monteiro

Todos os dias chegam-nos excelentes notícias no que ao turismo diz respeito. Ainda na semana passada falei do grande impulso que o Norte dá à economia do nosso país e, ao mesmo tempo, é a região que no início do ano não sentiu a desaceleração no crescimento turístico uma vez que aumentou o número de dormidas.

E o turismo é, de facto, a nossa galinha dos ovos de ouro. E a escolha de Portugal por parte dos turistas estrangeiros para passar as suas férias ou gozar apenas alguns dias é cada vez maior. E isso é traduzido nos números que o Instituto Nacional de Estatística (INE) já tornou público no que diz respeito ao número de passageiros nos aeroportos portugueses que, em 2017, ultrapassou a fasquia dos 50 milhões (52,8 milhões)... uma subida de 16,4% em relação ao ano anterior. E se Lisboa teve uma subida de 18,8%, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, não fica nada atrás, com um aumento de 15,1%, chegando aos 10,8 milhões de passageiros. Só no quarto trimestre do ano passado o aeroporto do Porto registou um total de 2,6 milhões de passageiros. É obra.

São boas notícias e é mais um aviso para estimarmos muito bem esta nossa galinha de ovos de ouro, porque é mais do que importante para o crescimento da nossa economia tanto mais que apesar dos números serem positivos estamos a crescer menos do que a média europeia e se o turismo abranda não trará certamente boas notícias. Mas há mais. O INE diz que existiu também um aumento de passageiros nos comboios e, de um modo geral, em todos os transportes. É bom. É mais um sinal positivo. É preciso continuar com a mesma dinâmica e, já agora, continuar a promoção forte do Minho para que obrigue os turistas a pernoitar em terras minhotas...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.