Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

TUB:?as injustiças num pequeno país...

1.758.035 votos de confiança

Banner publicidade
TUB:?as injustiças num pequeno país...

Ideias

2018-09-17 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Começa hoje a Semana da Mobilidade e, como já tem sido tradição, Braga prepara-se para viver com intensidade estes dias, já que a questão da mobilidade está no topo da agenda política e para o executivo municipal é uma prioridade. A agenda é grande e com novidades. A maior delas é, sem dúvida, a apresentação dos seis novos autocarros eléctricos dos Transportes Urbanos de Braga, marcada para amanhã. E já a partir de amanhã esses autocarros vão circular pela cidade e quem pretender testar este novo veículo pode fazê-lo de forma gratuita. Uma excelente iniciativa. E excelente também a compra destes autocarros, que serão, mais ano menos ano, o nosso futuro...

Mas... se os TUB apostam na renovação da frota, também sentem na pele tremendas desigualdades. Como é possível existirem tantas desigualdade e continuarem a olhar para Lisboa e para o Porto discriminando o resto do país?
Vejamos: para comprar os seis autocarros eléctricos (custo unitário a rondar os 425 mil euros) os TUB tiveram de contrair um empréstimo para pagar 53% do seu valor (47% foram garantidos pelo POSEUR). A Carris (em Lisboa) e os STCP (Porto) fizeram o mesmo mas... os 53% foram suportados pelo Estado. Mais: a Carris chegou a ter um passivo de 813 milhões de euros e os STCP de 600... o que aconteceu? A Carris foi entregue ao município de Lisboa com um passivo limpo, o mesmo acontecendo aos STCP. De onde saiu o dinheiro para pagar as dívidas? Do orçamento de Estado. Muito haveria para falar destas injustiças em relação aos transportes. Mas hoje fico-me por aqui. Por isso concordo com a frase “com pouco fizemos muito”. Um bom slogan aplicado desde sempre!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Março 2024

O fim do bi-ideologismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho