Correio do Minho

Braga, sábado

Tributo a José Carlos Macedo

Investir em obrigações: o que devo saber?

Ideias

2017-11-16 às 06h00

Paulo Monteiro

José Carlos Macedo foi homenageado, na terça-feira, no Theatro Circo, com o Prémio Mérito e Excelência... na IV Gala do Desporto de Braga organizado pela Câmara Municipal. Mas há mais; como dizia ontem o Luís Marta, na sua página do facebook, “Acrescentava Humildade e Exemplo... sem esquecer Esforço e Dedicação... os atributos deste grande bracarense e português”.
Não há dúvida nenhuma. José Carlos Macedo merece todos os elogios, todas as homenagens, todos os tributos e... muito mais. É um atleta de eleição e mostra, como ninguém que sabe estar no desporto. Sabe estar na vitória e na derrota. Ainda recentemente aquando da realização do Campeonato da Europa de Boccia que decorreu na Póvoa de Varzim escreveu: “fiquei em quinto lugar na prova individual e na prova de pares BC3 ficamos no sexto lugar. Prestação aquém das expectativas mas mais forte serei...”. Está tudo dito. A mesma ambição de sempre. A mesma ambição como se fosse amanhã o primeiro dia ou a primeira prova. Como se fosse a primeira conquista ou a primeira medalha.
José Carlos Macedo é o segundo atleta português mais medalhado na história dos Paralímpicos. Esteve presente em cinco jogos Paralímpicos e só não conquistou medalhas num deles (Atenas ’2004). Mas nos outros chegou onde poucos conseguiram chegar: duas medalhas de ouro (Atlanta’1996), uma medalha de ouro (Sidney’ 2000); uma medalha de prata e outra de bronze (Londres’2012) e uma medalha de bronze (Rio’2016). Seis medalhas no total. Quem alcança tamanho curriculum, para além de centenas e centenas de outros títulos? Só este jovem de 45 anos. Um jovem que nos mostra que não há impossíveis. E mostra a todo o mundo que o sonho comanda a vida. Parabéns José Carlos Macedo!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.