Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Transferências…

Jornais centenários: unanimidade no Parlamento

Voz às Freguesias

2017-04-13 às 06h00

José Silva

Freguesias: diz-nos a experiência que, aqui, mais do que em partidos, vota-se em pessoas. Em pessoas que, pelo seu trajeto, vida comunitária ou perfil, valem por si.
A opção dos candidatos pelo partido A ou pelo partido B será, assim, um fator de importância relativa. Radicar-se-á em critérios ideológicos pessoais, que a cada um dirão respeito. Passadas as eleições, o seu partido será a sua freguesia e o interesse dos fregueses o seu lema.

Institucionalmente, será a Junta da Freguesia “X” e não a Junta do Partido ”Y”.
Vem isto a propósito de recentes notícias que dão conta de mudanças de “camisola” de alguns presidentes de junta (PJ), nas próximas autárquicas.
Em futebol, estaríamos em período de transferências… Rios de dinheiro para cima da mesa e ei-los, os jogadores, a trocarem de clube, à procura dos melhores contratos, quantos deles, “peseteros”, ignorando o seu passado, a sua formação, os seus seguidores, verga- dos sob o peso do vil metal.

Mas a questão, aqui, não é futebolesca! Não se trata de um negócio! Trata-se de seguir princípios! Respeito, coerência, verdade, lisura… enfim, ética!
O que levará, então, um PJ a recandidatar-se por outro partido/movimento e renegar uma estrutura (partidária) que o ajudou a ser eleito?

(Curioso: as mudanças de “camisola” acontecem sempre no mesmo sentido - passar para a equipa que está, no momento, em cima! Nunca ao contrário!)
Quais os ganhos para a freguesia de um PJ que se “transfere”? Dirão alguns que, assim, terão mais ‘obras’, terão mais financiamentos da câmara municipal… Algum presidente de câmara daria cobertura a este “modus operandi” e estimularia este perigoso jogo de chantagem sobre os eleitos locais? Não quero crer.
Nota: As opções de cada um são totalmente legítimas. Assim como as minhas opiniões.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Freguesias

26 Julho 2017

O Sorriso

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.