Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Todo o mundo é mudança

Granjear futuro

Todo o mundo é mudança

Escreve quem sabe

2019-10-25 às 06h00

Rui Ferreira Rui Ferreira

Nascemos e vivemos de acordo com os hábitos que criamos e nos são incutidos. Sejam eles bons ou maus, porque “eu sou assim”.
À medida que crescemos, e crescemos em todos os sentidos, fortificamos a nossa personalidade. Enquanto este fenómeno acontece, tornamo-nos, na maior parte das vezes, cada vez menos propensos à mudança.
Levamos isto para onde quer que vamos. É a nossa personalidade e a capacidade de a transformar e adaptar a cada dia que nos distingue. É tudo isto que nos torna melhores e mais competitivos em tudo o que fazemos, seja pessoal, ou profissionalmente.
Inequivocamente tudo isto é transmitido para as nossas empresas, para os nossos trabalhos, para as nossas vidas.

Uma empresa é constituída por pessoas. Pelos seus trabalhadores, pela sua personalidade, pela sua abertura à mudança e pelo seu desejo de ser melhor a cada dia que passa, enfrentando novos desafios.
Todos os dias nos deparamos com desafios, tarefas ou prioridades diferentes. Mas é a nossa capacidade de mudar e adaptar aos desafios que diariamente nos surgem que nos fazem ser capazes de acrescentar valor ao mercado, às nossas empresas e às nossas vidas.
É importante que exista uma adaptação constante à nova realidade, pois todos os dias são diferentes. É importante que diariamente seja feito um novo ponto de situação, uma nova avaliação.
O que ontem era prioridade, hoje já deixou de ser. O que ontem era inovação, hoje passou à história.
Por isso pára, comunica, reorganiza e volta à ação, pois hoje já poderás adicionar valor de uma forma diferente.

O tempo é realmente a única comodidade que não podemos comprar ou substituir. É realmente a única coisa que vale a pena acumular, e que geralmente se reflete em qualidade e valor. Seja na vida, no trabalho, num produto ou pessoas.
E comunicar é imperial para que isto aconteça. Aliás, comunicar é imperial para que tudo se torne melhor. É importante que todos os que nos rodeiam percebam claramente as nossas ideias e dos projetos em que estamos inseridos, assim como os princípios e as regras dos jogos que tentamos vencer.
Quando aplicamos todos estes termos e conceitos ao nosso quotidiano, a nossa vida fica mais leve. Melhoramos o nosso local de trabalho e a sua produtividade, melhoramos as nossas casas, o nosso dia a dia e todos aqueles que nos rodeiam.

Nenhuma organização consegue evoluir se o know-how da sua equipa se mantiver estagnado e conformado.
O mesmo se aplica ao nosso compromisso com a sociedade. Podemos observar por exemplo o nosso comportamento em temas fortes como a violência doméstica, as alterações climáticas, as migrações ou até o consumo de recursos escassos. Mas os nossos hábitos são mais fortes.
A mudança é inevitável e tem de estar em constante evolução.
Temos de nos adaptar às novas realidades, mesmo que isto implique uma alteração significativa dos nossos hábitos e do quotidiano.

Mudança é na maior parte das vezes evolução. Evolução é o nosso contributo para um mundo melhor.
Não tenham medo de comunicar, de expressar opiniões, de desenvolver cada vez mais capacidade crítica.
No fundo, todo o mundo é mudança. Ou toda a vida é mudança.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

24 Novembro 2020

Habitação acessível (2)

23 Novembro 2020

Uma máquina consciente

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho