Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Tenho uma dúvida

Aprender a viver sustentavelmente com o Programa Eco Escolas

Escreve quem sabe

2012-04-29 às 06h00

Ana Ni Ribeiro

Chegam-me diversas dúvidas de leitores, principalmente mulheres, sobre alimentação e saúde. Vou responder, hoje, às perguntas mais comuns.

O que é o metabolismo? Este pode explicar a minha tendência para engordar?
O metabolismo é considerado o valor calórico que é despendido durante um dia e que assegura as funções vitais do organismo, ou seja, é o número de calorias gastas diariamente para nos mantermos vivos. As pessoas mais gordas não têm de ter obrigatoriamente um metabolismo lento, até porque quanto mais peso se tem mais calorias se queima ao movimentar se e ao respirar. Algumas pessoas podem despender menos calorias diariamente por terem algumas alterações hormonais, por fazerem jejuns prolongados, por não fazerem qualquer atividade física e isso poderá conduzir ao aumento da massa gorda.

Posso vir a ter diabetes por comer muitos doces?
A ingestão de açúcares ou hidratos de carbono não causa diabetes, mas pode agravar e evidenciar uma tendência latente para a diabetes.
Existem dois tipos principais de diabetes: o tipo 1, também designado por diabetes insulino-dependente, é menos frequente e atinge maioritariamente crianças e jovens, mas pode também atingir adultos. Neste tipo de diabetes o pâncreas deixa de produzir insulina devido à destruição das células produtoras desta hormona. Não está diretamente relacionado com hábitos alimentares incorretos. O tipo 2 é mais frequente, surge principalmente em adultos com familiares próximos (pais, tios, avós) que sofrem de diabetes e que têm hábitos alimentares e/ou de vida incorretos, tais como a ingestão excessiva de doces, gorduras, excesso de peso e ausência de prática de exercício físico. Este tipo de diabetes pode ser controlado com dieta e exercício físico, contudo pode necessitar de medicação oral e, com o avançar da doença, de insulina.

O colesterol herda-se?
Sim! O colesterol elevado pode ser uma herança familiar, pode fazer parte do código genético da pessoa mesmo que tenha uma alimentação correta e que pratique exercício físico. Existem muitos mitos associados ao colesterol elevado. Por volta dos 20 anos, os níveis de colesterol total começam a aumentar, tanto nas mulheres como nos homens. No entanto antes da menopausa (45-55 anos) as mulheres apresentam níveis de colesterol inferiores aos dos homens com a mesma idade. Após a menopausa, os níveis tendem a aumentar. A alimentação inadequada, excesso de peso, falta de atividade física, idade e sexo são outros dos fatores associados ao colesterol.

Se pretende obter informações sobre Nutrição ou outros assuntos relacionados, envie as suas questões para: anapimentaribeiro@gmail.com

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

22 Janeiro 2019

Incertezas e futuro

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.