‘Prontidão 2030’ vs. uma ‘potência Disney’
Voz às Escolas
2025-01-27 às 06h00
Vivemos a grande festa da abertura da Braga 25, a capital portuguesa da cultura. Um grande aplauso com muitos desejos de que esta onda cultural se perpetue, esta onda já bem enraizada na comunidade bracarense.
2025 promete! Mal entre fevereiro estaremos muito próximos de mais comemorações, mais reconhecimento, também contributo para esta sementeira de cultura.
É já no próximo dia treze de fevereiro que a comunidade André Soares festejará o Dia do Agrupamento.
Durante o dia todos os seus estabelecimentos de ensino estarão abertas à comunidade educativa e, em substituição das atividades letivas, todos os momentos serão dedicados à partilha, experimentação/ciência, atividades de programação, impressão/modelação 3D, exposições, mostras diversas, atividades desportivas, torneios, jogos lúdicos e de tabuleiro, campeonatos, encontros com Camões, pintura, música, dança, teatro e um vasto leque de atividades promovidas pelos programas de educação para a saúde, ecoescolas, pelas bibliotecas escolares, por todas as escolas, por todos os departamentos, grupos, clubes. Um programa só possível por reunir as vontades e os esforços de todos os elementos desta comunidade, o trabalho dos alunos, a colaboração, a atenção constante dos assistentes operacionais, a dedicação de todas as educadoras de infância e de todos os professores, o envolvimento das famílias, as parcerias com entidades e instituições que incentivam o derrube dos muros, outras visões e perceções, outras oportunidades tão valiosas, complementando o percurso e a capacitação dos alunos.
Os mais pequeninos, do primeiro ciclo, além das atividades na respetiva escola, realizarão visitas de articulação à escola sede do Agrupamento, promovendo a experiência e o conhecimento dos espaços que futuramente serão seus e neles continuarão o seu percurso, num projeto educativo que reclama o desenvolvimento de competências fundamentais para uma vida que lhes permita realizar os seus projetos, construir os seus caminhos.
Ao início da noite reconheceremos a excelência e o valor dos cerca de duzentos e sessenta alunos que, durante o ano escolar anterior, se destacaram pelo empenho, pela atitude, pela dedicação, pelo trabalho, pelo talento, pelos resultados obtidos académica e socialmente.
Será no Fórum Braga a cerimónia de entrega de diplomas de mérito, colorida com as cores de Camões que pinta afetos, e cujo 500º aniversário de nascimento celebraremos. Será abrilhantada pelas atuações de muitos grupos de alunos, desde os mais pequeninos do jardim de infância, que abrirão este também sarau de afetos, aos finalistas do nono ano. Serão alunos de todas as escolas do Agrupamento e de todos os ciclos, contando ainda com a colaboração das AEC, do Conservatório Bomfim, ensino articulado da Música, a Academia Contemporânea das Artes e do Espetáculo, ensino articulado de Teatro e a Cooperativa do Ensino Artístico, com o projeto Capacit’Arte – pontes para a inclusão, que encenará uma música, promovendo a riqueza na diversidade.
Todos se sentirão representados. Incluindo um coro surpresa!
Vamos festejar com alegria. As nossas crianças, os nossos alunos recordarão para sempre estes momentos em que se escreve escola e se narram belas histórias, numa grande teia de saberes e de afetos!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário