Correio do Minho

Braga, terça-feira

Tanta Feira do Livro... ao mesmo tempo

Três apontamentos

Ideias

2017-07-10 às 06h00

Paulo Monteiro

O que é que nesta altura do ano as cidades de Braga, Barcelos e Viana do Castelo têm em comum?... a realização da Feira do Livro. Braga recebe o certame de 30 de Junho a 16 de Julho; Barcelos de 30 de Junho a 9 de Julho e Viana do Castelo de 8 a 23 de Julho.
E acham bem? Eu acho mal.

Numa região tão rica de acontecimentos e de iniciativas e a sua grande parte com valor, com sucesso e a atrair cada vez mais visitantes e turistas, realizar uma Feira do Livro na mesma data em três cidades tão próximas não parece lá muito feliz.

Todas têm uma boa programação mas se tivessem divididas no calendário do tempo ficariam, certamente, a ganhar com isso. Isto porque entre Braga e Barcelos ditam cerca de 17 quilómetros. Depois entre Braga e Viana do Castelo existem excelentes acessos. As duas capitais de distrito com datas tão coincidentes, também não parece bem.

Há que rever bem estas coincidências. Não tenho dúvida nenhuma de que há muitos bracarenses que iam a Viana e muitos vianenses que vinham a Braga e o mesmo em relação a Barcelos.
Qualidade das Feiras dos Livros existe temos é que as prolongar no tempo. É que durante quase um mês ‘levamos’ com uma ‘intoxicação’ de livros e depois... não se passa nada. Mesmo para a cobertura noticiosa é mau.

O que comentam os escritores e editores sobre o assunto? E o público interessado?
Seria bom ouvi-los a todos. De qualquer modo, em termos de programação só tenho que tirar o chapéu às três organizações. Todas têm uma programação excelente e estão, neste particular, de parabéns.
Façam mais, mas em datas desunidas!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.