Correio do Minho

Braga,

Taekwondo em Braga: um caso singular de excelência

Verdade ou consequência

Ideias

2012-05-09 às 06h00

Pedro Dias

Volto a este tema Taekwondo em Braga por-que estamos perante um caso singular de sucesso, onde os resultados desportivos de excelência têm sido de uma regularidade impressionante. Acresce o facto de, a totalidade dos atletas Portugueses de top nesta modalidade, que apresentam um assinalável nível internacional e representam Portugal nas grandes competições internacionais: Campeonatos do Mundo e da Europa e Jogos Olímpicos, treinam, estudam e moram na cidade de Braga.

No passado fim-de-semana, dando continuidade aos resultados de excelência alcançados recentemente nesta modalidade em grandes palcos internacionais, Mário Silva conquistou a medalha de bronze no Campeonato da Europa sénior e Rui Bragança foi quinto classificado.

É pouco usual no nosso país, coincidirem na mesma cidade, a praticar a mesma modalidade (Taekwondo), a estudar na mesma Universidade (UMinho, ou em percurso para ingressar nela), Atleta olímpico, Vice-campeão Mundial Sénior, Medalha de Bronze no Campeonato da Europa Sénior, Vice-campeão Mundial Júnior, Vice-campeão Europeu Júnior, Medalha de Bronze no Campeonato da Europa Júnior, Campeões Europeus Universitários (vários), Medalhados em Campeonatos Mundiais Universitários (vá-rios), Seleccionador Nacional da Modalidade, Treinadores de Elite da Modalidade e um vastíssimo grupo de atletas de elite, que recentemente conquistou em representação da Universidade do Minho, 27 (!!!) Medalhas no campeonato nacional universitário de Taekwondo, é um caso singular de excelência.

É indispensável que as forças da “cidade” façam um esforço, tentem interpretar o que está acontecer. É um caso de sucesso que carece de reconhecimento, apoio e um enquadramento apropriado. O taekwondo em Braga necessita de estar enquadrado num contexto alargado de políticas públicas/municipais, com forte componente de apoio ao fomento e prática desportiva. Estou seguro que este caso singular, Taekwondo em Braga, merece alguns minutos de reflexão dos notáveis na cidade.

Ninguém, repito, ninguém, se arrependerá se dedicar alguma atenção para perceber o enquadramento que deverá ser dado a este grupo de excepcionais atletas e estudantes, numa perspectiva lógica de promoção da prática desportiva na cidade, e promoção da cidade como criadora de talento e excelência no desporto.

Com este investimento “uns minutinhos de atenção para perceber o que se passa com o Taekwondo em Braga”, estou seguro que o Joaquim Peixoto, o Hugo Serrão, os seus atletas e demais colaboradores, elevarão num curto a espaço de tempo, a capital europeia da Juventude 2012, a capital Europeia do Taekwondo. O Taekwondo na cidade de Braga, merece uma reflexão séria, é um “case study” de sucesso, e não temos muitos em Portugal.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.