Correio do Minho

Braga,

- +

‘Tá’ a andar de mota...

Lógica ou acaso

‘Tá’ a andar de mota...

Ideias

2022-06-04 às 06h00

Vítor Oliveira Vítor Oliveira

O norte do país, a região minhota e Guimarães, em particular, vai acolher o maior encontro mundial de concentração de Vespas, mítica “scooter” criada a seguir à II Grande Guerra e que promete fazer furor no último dia deste mês de junho e nos primeiros de julho.
O European Vespa Days 2022, adiado por duas vezes devido à pandemia, promete dinamizar toda uma região, com um programa alargado às cidades de Guimarães, Braga, Felgueiras, Barcelos e Póvoa de Lanhoso. A organização estima a presença aproximada de 5 mil vespistas, de 34 países oriundos de 4 continentes diferentes.
Para se perceber a dimensão do evento, alguns dos participantes já iniciaram viagem em direção ao Berço! Ao todo, serão cerca de 10 mil pessoas que estarão na nossa zona geográfica durante os quatro dias do “European”, estimando-se que gere um valor acrescentado para a economia no montante superior a 1 milhão de euros.
No Multiusos de Guimarães, será instalada uma “Aldeia Vespista” para receber o maior encontro mundial da lendária marca. Ali, vão decorrer os concertos com a participação de muitas bandas locais, o que demonstra a preocupação da organização em envolver toda a comunidade.
Porque há muitas formas de comunicar. Porque tudo é comunicação. E o Vespa Clube de Guimarães e o Vespa Clube de Portugal têm feito um esforço tremendo na promoção de um certame que promete dar uma grande visibilidade mediática ao país e ao seu turismo – que tanto necessita de projetar a sua imagem, depois de dois anos de… desaceleração.
Durante o período em que a Vespa ficou estacionada, houve necessidade de gerir ansiedades, controlar expetativas, incrementar novidades, mas, sobretudo, continuar a… trabalhar e enriquecer o evento! Foi assim que, por exemplo, nasceu a ideia de promover um passeio turístico com cerca de 90 quilómetros, que vai atravessar as cidades envolvidas na organização.
Agendado para sábado, 02 de julho, dia principal do “European”, esta rota promocional vai incluir um almoço volante no Sameiro e terminar com um jantar de gala no Multiusos de Guimarães, onde estarão presentes mais de duas mil pessoas. A noite terminará com mais um espetáculo musical cujas receitas reverterão para associações vimaranenses.
O programa inclui, ainda, uma exposição de clássicos no Museu de Alberto Sampaio, que garantidamente irá deliciar os amantes da Vespa, com uma mostra de exemplares raros e únicos. Ao mesmo tempo, um grande mural de pintura, da autoria do vimaranense Nelson Xize, será inaugurado em Creixomil, no acesso ao Multiusos.
Guimarães será ainda palco do lançamento de um livro sobre o vespismo português, o que demonstra a transversalidade de um evento que pode ser considerado lúdico, mas também cultural, turístico, social e comunitário. Um evento feito com paixão. Amor à camisola. E totalmente voluntário.
Essa é outra característica do “European”. Sentir a responsabilidade, viver o certame com entusiasmo, empenho e dedicação é algo que define os seus promotores na pessoa do vimaranense Paulo Salgado, um exemplo de entrega incondicional e absolutamente profissional na gestão de causas públicas, sociais, bairristas. A realização do European Vespa Days 2022 tem muito da sua mão. A mesma mão que acelera e que põe o motor da scooter a trabalhar.
A candidatura apresentada por Guimarães em 2016 vai ter, finalmente, o seu epílogo: a realização do evento propriamente dito! Esse é o melhor prémio que podem receber o Zé Carlos, o Rui, o Gabriel, a Margarida, o Avelino, o Isaac, o Augusto, o Carlos, o Pedro, o Filipe, a Lina, o Álvaro, o Rocha, o Miguel, a Paula, o António, o Marcelino ou a Susana…
E tudo vai correr sobre rodas!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

06 Fevereiro 2023

“logo se vê…”

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho