Correio do Minho

Braga, sábado

SIRESP 2

Consumidores mais habilitados a comparar comissões bancárias a partir de 1 de outubro

Ideias

2017-06-30 às 06h00

Paulo Monteiro

SIRESP - Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal...
Mais factos:
21 Junho: Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) considera que a “dinâmica” gerada pela conjugação entre incêndio e instabilidade climatérica, em Pedrógão Grande, gerou no terreno condições excepcionais para a propagação das chamas.
23 de junho: 20:15: É divulgada a resposta a António Costa da Autoridade Nacional de Protecção Civil. A ANPC assume falhas na rede SIRESP, entre sábado e terça-feira, no teatro de operações de combate ao incêndio de Pedrógão Grande, mas alega que foram supridas por “comunicações de redundância”...
Ora, perante isto, há mais dados importantes (com o apoio do ‘Observador’):
O SIRESP - é um “um sistema único de comunicações, baseado numa só infra-estrutura de telecomunicações nacional, partilhado, que deve assegurar a satisfação das necessidades de comunicações das forças de segurança e emergência, satisfazendo a intercomunicação e a interoperabilidade entre as diversas forças e serviços e, em caso de emergência, permitir a centralização do comando e da coordenação”. É essa a definição que consta da resolução de Conselho de Ministros, de Fevereiro de 2002, que lança as bases deste sistema.
Quanto custou? 525 milhões de euros. Em 2005, António Costa (então ministro da Administração Interna) reduziu esse montante em 50 milhões de euros. Em 2015, na renegociação que começou no mandato de Passos Coelho mas que acabou por ser concretizada pelo actual Governo, o Estado conseguiu uma nova redução de custos na ordem dos 25 milhões de euros...
Mais dados e a conclusão de toda esta história na segunda-feira. Tenha um bom fim-de-semana...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.