Culpas à parte
Voz à Saúde
2020-06-23 às 06h00
O Síndrome de Burnout é uma condição caracterizada pelo estado de esgotamento profissional, causado por stress acumulado. Cientificamente, estudos das neurociências mostram que cada vez que temos um pensamento, existe uma reação bioquímica no cérebro, que envia sinais químicos para o corpo e onde este obedece instantaneamente. É, portanto, considerado estado de stress sempre que, através de pensamentos ou estímulos externos, retiramos o corpo do equilíbrio químico.
Pode-se distinguir três tipos de stress, sendo eles:
Stress de curto prazo – aquele em que o organismo retoma o equilíbrio químico rapidamente, como um susto;
Stress agudo – o indivíduo demora a retomar o equilíbrio químico. Pode ser devido à morte de um parente, um acidente ou falência de empresa. O período de recuperação pode variar, estando dependente da saúde emocional do indivíduo.
Stress crónico – considerado o mais complicado de regredir, uma vez que está associado a características de personalidade. Pessoas que, continuamente, revivem situações e memórias negativas do passado, inibem a produção normativa de neurotransmissores, induzindo um desequilíbrio nos químicos cerebrais. Outras pessoas mantêm a mente no futuro, antecipando situações que induzem ansiedade no corpo. A resolução deste estado torna-se difícil, sendo idealmente realizada com acompanhamento profissional.
O Síndrome do Esgotamento Profissional, ou Burnout, é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, stress e esgotamento físico, resultante de situações de trabalho desgastante. Este síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, polícias, jornalistas, entre outros. A condição de exaustão pode afetar a qualidade de vida e o relacionamento da pessoa com amigos e familiares. Alguns sinais deste distúrbio mental passam por cansaço constante (tanto físico como mental), insónias, irritabilidade, dores musculares e de cabeça, falta de memória, depressão e ansiedade.
O tratamento desta condição é realizado com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos). Mudanças nas condições de trabalho e, principalmente, nos hábitos e estilos de vida são essenciais, com atividade física regular e exercícios de relaxamento. Após diagnóstico clínico, é fortemente recomendado que a pessoa tire férias e desenvolva atividades de lazer com pessoas próximas.
Como forma de prevenção, recomenda-se o envolvimento em estratégias que diminuam o stress e pressão laboral, tais como:
1. Definir pequenos objetivos na vida profissional e pessoal;
2. Evitar o contacto com pessoas "negativas", especialmente as que reclamam do trabalho ou dos outros;
3. Evitar consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas;
4. Evitar a automedicação;
5. Boa noite de sono (8 horas recomendadas);
6. Conversar com alguém de confiança sobre o que se está a sentir;
7. Realizar atividades de quebra de rotina, como passear, sair com amigos ou ir ao cinema.
O Burnout é uma condição que, diversas vezes, não é percetível pela própria pessoa, sendo fundamental manter o equilíbrio entre o trabalho, lazer, família, vida social e atividades físicas. Lembre-se, cuide de Si! Cuide da Sua saúde!
06 Abril 2021
30 Março 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário