Correio do Minho

Braga,

- +

Ser TEIP, pela positiva!

Juntos conseguimos vencer. Tudo.

Ser TEIP, pela positiva!

Voz às Escolas

2021-02-10 às 06h00

Paulo Antunes Paulo Antunes

Não obstante ter acompanhado diversos TEIP no âmbito das ofertas formativas qualificantes, na Área Metropolitana do Porto, aquando da minha passagem pela DREN, somente no AE de Maximinos, foi possível vivenciar como docente e diretor esta experiência ímpar, combatendo o estigma associado a esta tipologia de escolas.
O programa TEIP foi criado em 1996, inspirado nas Zones d’Éducation Prioritaires (ZEP), criadas em 1981 em
França e nas Educational Priority Areas do Reino Unido, associado à consagração do direito à igualdade de
oportunidades no acesso e sucesso escolares consagrado na Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE).

Inicia-se esta bela história com o projeto Frei no então Agrupamento Vertical de Escolas Oeste da Colina e desde 2011, já como AE Maximinos, quando foi considerado pela Administração Central como escola prioritária de 2ª geração (TEIP2). Ocorreu também o reforço do papel deste AE como elemento central da vida comunitária e, em particular, na estreita articulação com os parceiros educativos.
Ao longo destes anos tem contribuído para o desenvolvimento da instituição, nas vertentes do planeamento e da avaliação institucional, gestão de recursos, oferta educativa, serviços de apoio e acompanhamento dos alunos e melhoria das práticas pedagógicas. Esta evolução tem correspondido a uma enorme redução dos problemas de indisciplina, bem como das taxas de abandono e insucesso escolares, e uma melhoria dos resultados nas provas nacionais. No ranking do sucesso somos das escolas que mais contribuíram para melhorar o desempenho dos seus alunos.

Disponibilizamos uma oferta educativa diversificada, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário (incluindo ensino profissional) sem esquecer o histórico consolidado na educação e formação de adultos. A dança e a música no âmbito do ensino articulado são já uma oferta consolidada. Damos resposta à inclusão, dos alunos com dificuldades de aprendizagem (escola de referência para alunos cegos e com baixa visão), oriundos de minorias, como também promovemos a plena multiculturalidade.
Aqui, todos são iguais. Neste regresso ao regime não presencial, fazemos a diferença porque somos TEIP, temos financiamento específico e ninguém fica para trás. Demos resposta de equipamentos a todos os alunos necessitados (alunos doentes em casa, escalão A/B, famílias numerosas) e também a professores. A escola secundária (recentemente renovada) e a da Naia estão a funcionar, para alunos com necessidades educativas especiais e para os pais, de alunos do 1.º e do 2.º ciclo, que não possam aderir ao teletrabalho e sejam obrigados a levar os filhos para a escola. A refeições funcionam em regime takeaway e temos um corpo docente mais preparado tecnicamente e profissionalmente, para lecionar à distância.

Estamos online, mas os apoios continuam: Oficinas de Português, Matemática, Inglês, Planos de Apoio temporários às disciplinas de exame no básico e secundário, Apoio académico, Coadjuvações, Português Língua Não Materna, Laboratórios de Aprendizagem, Apoio Académico e Comportamental e Apoio Tutorial específico. Temos, ainda no terreno técnicos especializados, tais como psicólogos, assistente social e educadora social.
Há muito trabalho a fazer? Há. Precisamos de mais recursos e melhores condições físicas? Sim. Merecemos mais consideração por parte da sociedade e tutela? Sim. Vamos lutar por isto tudo? Sim. Todos Juntos!
Trabalhar num TEIP é uma missão muito nobre e árdua! Felicito todos os envolvidos na construção desta bela história no território educativo abrangido pelo AE Maximinos.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

21 Junho 2021

Ler, ler, ler...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho