Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Será que sabe praticar exercício físico?

Bibliotecas de Leitura Pública com rosto

Será que sabe praticar exercício físico?

Voz à Saúde

2023-01-24 às 06h00

Joana Afonso Joana Afonso

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 500 milhões de pessoas vão desenvolver uma doença até 2030 por não praticarem uma atividade física. Dos mais pequenos aos mais velhos, todos devem manter uma vida ativa. Mas, será que sabe praticar exercício físico? Nesse sentido, a OMS lançou novas recomendações, de acordo, com a idade de cada um.
A atividade física pode ser realizada como parte integrante do trabalho, desporto, lazer ou transporte (caminhar, patinar e pedalar), bem como de tarefas diárias e domésticas.
Nos adultos e idosos, a prática de atividade física consegue reduzir a mortalidade por todas as causas, incluindo por doenças cardiovasculares, uma vez que, reduz a incidência de hipertensão arterial, de alguns tipos de cancro, de diabetes tipo 2, de perturbações da saúde mental como a ansiedade e a depressão, de deterioração do funcionamento cognitivo e de perturbações do sono.
Para adultos entre os 18 e os 64 anos, estão recomendados, por semana, cerca de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada ou, pelo menos, 75 a 150 minutos de atividade física aeróbia vigorosa. Em pelo menos dois dias da semana, devem somar-se atividades de fortaleci- mento muscular de intensidade moderada ou forte, que envolvam os principais grupos musculares. Os adultos que queiram ainda obter benefícios adicionais podem aumentar a atividade física aeróbia de intensidade moderada para além dos 300 minutos por semana, assim como para além dos 150 minutos de uma atividade vigorosa.
Para quem tiver uma idade igual ou superior a 65 anos está também recomendado que pratique, pelo menos, 150 a 300 min de atividade física aeróbia de intensidade moderada ou, pelo menos, 75 a 150 minutos de atividade aeróbia vigorosa. Os idosos devem também realizar atividades de fortalecimento muscular de intensidade moderada ou superior e de promoção do equilíbrio, uma vez que, ajudam na prevenção de quedas e das lesões associadas, atrasando a degradação da saúde óssea e da capacidade funcional. Da mesma forma que os mais jovens, para obterem benefícios adicionais, podem aumentar a atividade física aeróbia de intensidade moderada para além dos 300 minutos por semana, assim como para além dos 150 minutos de uma atividade vigorosa.
São exemplos de atividade vigorosa a corrida, desportos como futebol, andebol, ténis ou subir escadas. Como atividade moderada podem ser sugeridos uma caminhada, andar de bicicleta ou praticar natação.
Para fortalecer os músculos: frequente o ginásio, pratique ioga ou carregue sacos. De forma a melhorar o equilíbrio: dance, pratique tai chi ou treine em superfícies instáveis.
De salientar que, praticar uma qualquer atividade física é sempre melhor que nenhuma e traz sempre efeitos positivos na saúde de cada um de nós! Curioso que, como a principal causa de inatividade física, quando perguntado às pessoas mais sedentárias, surge a “falta de tempo” seguida da “falta de motivação ou interesse” e depois o facto de considerarem ser “demasiado caro”. A incapacidade ou doença, é apenas a quarta causa de sedentarismo. Desta forma, está em cada um de nós a capacidade de iniciar a prática de exercício físico.
Lembre-se, cuide de Si! Cuide da Sua Saúde!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho