Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Macron - Micron

Ideias

2015-11-25 às 06h00

Pedro Machado

Está a decorrer, de 21 a 29 de novembro, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, cujo principal objetivo é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular a prevenção, com diversas iniciativas, propostas por instituições ou cidadãos individuais, tais como, animações, workshops, palestras e outras atividades sobre esta temática.
Estas ações visam ajudar a compreender o significado da prevenção de resíduos e a motivar a responsabilização de cada cidadão. Na área da Braval irão realizar-se 21 ações de prevenção de resíduos, desenvolvidas por 6 entidades, nomeadamente a Braval, a Câmara Municipal de Braga e outras instituições.

Das atividades propostas destaco o Ecoparque Braval aberto às famílias, no próximo sábado, construção de árvores de natal com resíduos, sementeiras em pacotes de leite reutilizados, alunos convidados a “deixar o prato limpinho”, concurso de bolos com aproveitamentos, de modo a evitar o desperdício alimentar, incentivos e sensibilização para a redução, reutilização e separação de resíduos.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos visa alcançar vários objetivos, nomeadamente, despertar e aumentar a consciência sobre as estratégias de redução de resíduos e sobre as políticas da União Europeia e seus Estados-Membros sobre esta temática;
• Massificar uma redução sustentável de resíduos na Europa;
• Dar a conhecer e enaltecer o trabalho de pessoas e instituições que promovem e executam exemplos concretos de redução de resíduos;
• Encorajar mudanças de comportamento no quotidiano dos Europeus.
Para atingir estes objetivos, entende-se como sinónimo de “redução de resíduos”, a “prevenção de resíduos”. No fundo, a ideia adjacente é que, mais do que reduzir, deve-se prevenir deitar fora alguma coisa, reduzir a quantidade de resíduos que são submetidos a recolha e transporte e reduzir os malefícios dos resíduos gerados.

A redução de resíduos tornou-se uma emergência para a globalidade da União Europeia, pois a quantidade de resíduos domésticos produzidos duplicou em 40 anos! Este aumento da produção de resíduos resulta de processos de produção e consumo não sustentáveis. Neste contexto, a prevenção tornou-se um conceito essencial na área da gestão de resíduos.
A redução de resíduos pode ser definida como “todas as acções e medidas tomadas para evitar que qualquer substância, material ou produto se torne lixo”.

No entanto, para além desta Semana, há inúmeros gestos que podemos fazer na nossa vida quotidiana para prevenir ou reduzir a nossa produção de resíduos: evitar o desperdício de comida, comprar produtos recarregáveis ou reutilizáveis, embalagens familiares, beber água da torneira, doar roupa usada, entre muitos outros.
Lembre-se: o melhor lixo é aquele que não é produzido!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.