Os amigos de Mariana (1ª parte)
Ideias
2010-11-24 às 06h00
Iniciou-se Sábado, dia 20 de Novembro, e decorre até dia 28, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Trata-se de um programa para 3 anos, que se iniciou em 2009 e vai repetir-se em 2011.
Este projecto visa alcançar vários objectivos, nomeadamente:
- Despertar e aumentar a cons-ciência sobre as estratégias de redução de resíduos e sobre as políticas da União Europeia e seus Estados-Membros sobre esta temática;
- Promover uma redução sustentável de resíduos na Europa;
- Dar a conhecer e enaltecer o trabalho de pessoas e instituições que promovem e executam exemplos concretos de redução de resíduos.
- Encorajar mudanças de comportamento no quotidiano dos Europeus;
Para atingir estes objectivos, entende-se como sinónimo de “redução de resíduos”, a “prevenção de resíduos”. No fundo, a ideia é que, mais do que redu-zir, deve-se prevenir deitar fora alguma coisa, reduzir a quantidade de resíduos que são submetidos a recolha e transporte e reduzir os malefícios dos resíduos gerados.
A redução de resíduos pode ser definida como todas as acções e medidas tomadas para evitar que qualquer substância, material ou produto se torne lixo.
A redução de resíduos tornou-se uma emergência para a globalidade da União Europeia. A quantidade de resíduos domésticos produzidos duplicou em 40 anos e tem vindo a crescer a um ritmo de 1 a 2% por ano. Segundo dados da Eurosat, em 2007, cada habitante da União Europeia produziu, em média, 522 kg de resíduos domésticos.
Este aumento da produção de resíduos resulta de processos de produção e consumo não sustentáveis. Só por si, consumo, que inclui a produção, transporte e distribuição, representa 50% das emissões de gases com efeitos de estufa. Para além de tudo isto, este crescimento da quantidade de resíduos produzidos teve como consequência o aumento das necessidades de infra-estruturas de recolha e tratamento de resíduos.
Neste contexto, a prevenção tornou-se um conceito essencial na área da gestão de resíduos.
No âmbito desta Semana Europeia da Prevenção de Resíduos estão a ser realizadas inúmeras e variadas actividades que pretendem despertar a consciência de toda a população para este problema. Eis alguns exemplos dessas actividades: organização de palestras, visitas e visionamento de filmes subordinados a esta temática; demonstrações e promoção do uso de fraldas reutilizáveis; feiras de produtos em segunda mão; cursos de cozinha para aproveitamento de sobras; acções de redução de uso de papel em escritórios; sessões que visam encorajar o eco-design (embalagens desenhadas de forma a evitar desperdício de embalagem); acções de promoção do uso de sacos reutilizáveis nas compras, de compra de produtos recarregáveis, entre muitas outras actividades.
No entanto, para além desta Semana, há inúmeras acções que podemos empreender na nossa vida quotidiana para prevenir ou reduzir a nossa produção de resíduos.
No site da organização da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, www.ewwr.eu, poderá encontrar algumas ideias que pode implementar no seu dia-a-dia, seja em casa, no trabalho, no jardim, nas compras ou em actividades de lazer.
Resumidamente, aproveito para referir 12 simples e bons hábitos que todos podemos adoptar para reduzir a quantidade resíduos que produzimos:
1. Optar por sacos reutilizáveis;
2. Colocar a etiqueta “Publicidade, aqui não!” na caixa de correio;
3. Evitar o desperdício de comida;
4. Comprar “ao quilo” ou embalagens familiares;
5. Comprar produtos recarregáveis;
6. Se a água é de qualidade, beber água da torneira ou de fontes;
7. Limitar o uso da impressora;
8. Reutilizar o papel impresso apenas de um lado da folha;
9. Fazer compostagem caseira;
10. Doar a roupa usada;
11. Pedir emprestado ou alugar as ferramentas que se usam apenas esporadicamente;
12. Reparar os bens estragados ou, pelo menos, reutiliza-los para outros fins;
Lembre-se: o melhor lixo é aquele que não foi produzido!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário