Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Plano, Director e Municipal …

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Ideias

2019-11-27 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

Terminou, no passado domingo, a 11ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR). Na verdade, são 9 dias em que, como tenho vindo a dizer, massifica-se a educação/sensibilização ambiental para a questão dos resíduos que produzimos, não só para a prevenção e reutilização, mas também, e talvez mais importante, para a reutilização e reciclagem. No fundo, a ideia é que, mais do que reduzir, deve-se prevenir deitar fora alguma coisa, reduzir a quantidade de resíduos que são submetidos a recolha e transporte e reduzir o impacto dos resíduos gerados.
Este ano, o evento decorreu sob o tema “Mude os seus hábitos. Reduza os seus Resíduos”, visando a sensibilização para a alteração de pequenos hábitos no dia-a-dia que podem fazer toda a diferença para a redução de resíduos.
No total, foram realizadas 16570 ações, em 32 países, maioritariamente na Europa. Na nossa área de abrangência, a Braval foi a coordenadora, pelo quinto ano consecutivo. Na nossa missão, tentamos envolver o maior número de instituições, lançando-lhes o desafio de realizarem ações, durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Todos os anos, temos vindo a ter mais participantes e, em 2019, o desafio foi aceite por 27 instituições, que desenvolveram 76 ações. Mais uma vez, e apesar da nossa reduzida área de abrangência, a Braval foi a terceira região com mais ações registadas em Portugal, o que muito nos orgulha.
A Braval realizou, uma vez mais, o seu Dia Aberto, iniciativa que esgotou as vagas disponíveis, com várias famílias que pretendem conhecer o destino dos seus resíduos.
Os participantes trouxeram resíduos recicláveis e receberam um kit-ecoponto. Durante a semana recebemos mais 9 visitas, maioritariamente escolares, mas também um grupo de colaboradores da empresa DST.
Quero também destacar uma das ações: uma parceria Pelouro de Ambiente do Município de Braga e da Associação Comercial de Braga, uma ação de sensibilização para comerciantes, para as vantagens da separação de resíduos, nomeadamente, a redução de custos. Depois, seguiu-se uma visita ao Ecoparque Braval. Destacamos também outra ação conjunta da Câmara Municipal de Braga e da Associação Comercial de Braga, a repetente “Embrulhe, pf!”, através da qual os restaurantes foram desafiados a oferecer as sobras, aos seus clientes, contando com embalagens disponibilizadas pelo município.
Também participei numa Mesa Redonda, na EB23 Gonçalo Sampaio, Póvoa de Lanhoso, uma escola desde sempre muito ativa na questão da proteção do meio ambiente. O tema era “A valorização e tratamento dos resíduos do concelho – Quanto vale o nosso lixo?”.
Também o Município da Póvoa de Lanhoso desenvolveu 9 ações, nomeadamente, a distribuição de ecopontos em cartão, nas várias instalações, fornecidos pela Braval.
Quero felicitar todas as instituições participantes, para além da Braval, Município de Braga, Quinta Pedagógica de Braga, DST, Casais, Costeira, Espaço Soul, SASUM (Serviços Académicos da Universidade do Minho), ASPEA Braga (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), Município da Póvoa de Lanhoso, Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, Município de Vila Verde, e também vários estabelecimentos escolares, em Braga: E.B. 2,3 de Celeirós, de Palmeira, de Tadim, Frei Caetano Brandão, Mosteiro e Cávado, Real, EB1 da Cruz – Celeirós, Colégio D. Diogo de Sousa, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, na Póvoa de Lanhoso: Centro Escolar António Lopes, E.B. 2,3 Gonçalo Sampaio, EB Ave – Taíde, EB/S de Vieira do Minho, EB Monsenhor Elísio Araújo e EB23 Moure e Ribeira do Neiva – Vila Verde e EB23 Amares.
Entre as ações, realizam-se Trocas de Livros Usados, recolhas solidárias de bens usados, Mercado da Troca, Limpeza de Rio, ações de sensibilização, workshops de reutilização de resíduos, exposições, entre muitas outras. Todos com o objetivo de sensibilizar/educar para a problemática da prevenção de resíduos.
Como refiro várias vezes, a questão da prevenção, ou seja, redução, reutilização e reciclagem dos resíduos (3 R’s) só será atingida, se continuarmos a massificar a educação e sensibilização ambiental, pois não podemos apenas preocupar-nos durante uma semana mas sim, sempre.
A Braval, como coordenadora desta iniciativa, pretende continuar a divulgar este evento, levando à participação de mais instituições com mais ações. Contamos consigo para a próxima edição, de 21 a 29 de novembro de 2020!
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

30 Novembro 2020

Um Natal diferente

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho