Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Semana Europeia da Mobilidade 2015

A vida não é um cliché

Ideias

2015-09-16 às 06h00

Pedro Machado

Assinala-se de 16 a 22 de Setembro a 14.ª Semana Europeia da Mobilidade e o 16.º Dia Europeu Sem Carros. Estas iniciativas têm como objetivo proporcionar um debate alargado sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular. Como já é hábito, o Dia sem Carros será o culminar das atividades de toda a Semana.

A Braval irá colaborar com o município de Braga, através do Vereador de Ambiente, numa das iniciativas que assinalam a Semana Europeia da Mobilidade, através da qual, os cidadãos receberão um vale de viagem em troca de um saco de resíduos recicláveis.

O tema da edição de 2015 é ‘Escolhe.Muda.Combina.’ e pretende destacar a importância da multimodalidade, incentivando a reflexão sobre os diversos meios de transporte à disposição e a melhor forma de se combinarem entre si, consciencializando os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente e, consequentemente, na sua cidade/região/país.

Mais do que haver mais infra-estruturas e redes de transportes públicos, que na maioria das vezes já existem, o fundamental é que, cada um de nós, pense sobre a possibilidade de usar meios de transporte alternativos ao automóvel.
Escolhendo o meio de transporte de forma mais ponderada poderemos economizar dinheiro, melhorar a nossa saúde mas também ajudar o meio ambiente.

Em vez de ir de carro até ao centro da cidade e pagar estacionamento, porque não deixar o carro e ir de transportes públicos ou deixar o carro mais afastado e ir o resto do percurso a pé? Às vezes podemos ver coisas da nossa cidade que, habitualmente não vemos e surpreendermo-nos com a sua beleza.

Ao contrário da intermodalidade que promove a combinação de diferentes meios de transporte para o mesmo percurso, a multimodalidade promove a utilização de diferentes modos de transporte para viagens diferentes, como por exemplo: autocarro para ir trabalhar, carro para ir ao supermercado, ou ir a pé ao café. Só porque costumamos usar sempre o carro, não temos de pensar nele como alternativa para todos os nossos percursos, deveremos ponderar alternativas mais sustentáveis.

Todas estas iniciativas (Semanas/Dias Europeus) são importantes para trazer à ordem do dia temas que, na corrida do dia-a-dia, estão esquecidos e, assim, temos oportunidade de os debater, pensar sobre eles e, até quem sabe, conseguir algumas mudanças.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

22 Outubro 2018

A multidão e a cidadania

22 Outubro 2018

A pretexto de coisa alguma

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.