Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Semana da Mobilidade

Cancro do Pulmão – de que morrem os portugueses

Ideias

2016-09-21 às 06h00

Pedro Machado

De 16 a 22 de setembro assinala-se, mais uma vez, a Semana Europeia da Mobilidade e o 17.º Dia Europeu Sem Carros. Repito esta temática por achar que nunca é demais falar sobre este assunto, dada a sua importância.
A Semana da Mobilidade e o Dia Europeu sem Carros têm como objetivo proporcionar um debate alargado sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular. Como já é hábito, o Dia sem Carros será o culminar das atividades de toda a Semana.

O tema deste ano é “Mobilidade sustentável e inteligente - um investimento para a Europa”. Com esta temática pretende-se evidenciar a relação direta entre transporte e economia. Com o slogan ‘Mobilidade inteligente. Economia forte’, esta edição visa chamar a atenção dos benefícios de um correto planeamento e de uma utilização racional dos transportes, para a economia local.
Os benefícios económicos de uma mobilidade inteligente e sustentável são significativos, alguns são financeiros, mas também beneficiam a comunidade, podendo ser expressos em termos monetários.

Todos sabemos que o custo de utilização do automóvel não se resume ao custo da sua aquisição, existem custos de manutenção, seguros, impostos, combustível e, por vezes, de estacionamento. Ao optar por outros modos de transporte, poderá significar uma poupança monetária significativa.
Por outro lado, as pessoas que se deslocam diariamente, quer a pé, quer de bicicleta, melhoram a sua saúde e, consequentemente, faltam menos ao trabalho por doença, o que se reflete numa maior produtividade, contribuindo também para o aumento da sua esperança de vida e, por conseguinte, menos despesas com a saúde.

lll
O tema deste ano é “Mobilidade sustentável e inteligente - um investimento para a Europa”. Com esta temática pretende-se evidenciar a relação direta entre transporte e economia. Com o slogan 'Mobilidade inteligente. Economia forte', esta edição visa chamar a atenção dos benefícios de um correto planeamento e de uma utilização racional dos transportes, para a economia local.


Mas isto só será possível com meios de transporte atrativos e funcionais e áreas seguras para bicicletas.
Pesquisas recentes mostram também que há uma ligação direta entre o lucro dos estabelecimentos comerciais e o nível de segurança e atratividade do meio envolvente, quer para peões quer para ciclistas. Quem se desloca a pé ou de bicicleta, visita mais vezes as lojas de comércio local, acabando por fazer aí as suas compras. Por outro lado, ao haver mais pessoas a circular, a área torna-se mais atrativa para investir e mais segura para quem circula.

Este ano, a Semana Europeia da Mobilidade pretende então, encorajar tanto as autoridades locais como os cidadãos a olhar para a mobilidade sustentável e inteligente como um investimento.
Todas estas iniciativas (Semanas/Dias Europeus) são importantes para trazer à ordem do dia temas que, na corrida do dia-a-dia, estão esquecidos e, assim, temos oportunidade de os debater, pensar sobre eles e, até quem sabe, conseguir algumas mudanças de comportamentos.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

12 Dezembro 2018

Reciclar com civismo

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.