Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Sarampo

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2018-03-19 às 06h00

Paulo Monteiro

Portugal assiste, actualmente, a um novo surto de sarampo. Segundo a Direcção-Geral de Saúde estão confirmados 25 casos de sarampo, todos na região Norte. Os surtos de sarampo têm aberto a discussão na opinião pública sobre a vacinação, que em Portugal é gratuita, mas não obrigatória. Por ser um assunto sério e que merece cuidado e atenção decidi hoje pedir emprestado à Lusa um texto publicado sobre perguntas e respostas sobre o sarampo devido à sua actualidade e que agora reproduzo.
- O que é o sarampo?
O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus, sendo mesmo das infecções virais mais contagiosas. Geralmente é propagada pelo contacto directo com secreções nasais ou da faringe e por via aérea.
Como se manifesta?
Manifesta-se pelo aparecimento de pequenos pontos brancos na mucosa oral cerca de um ou dois dias antes de surgirem erupções cutâneas, que inicialmente surgem no rosto.
Como é a incubação da doença?
O período de incubação pode variar entre sete a 21 dias, o contágio dá-se quatro dias antes e quatro dias depois de aparecer o exantema.
Que complicações causa?
O sarampo tem habitualmente uma evolução benigna, mas pode desencadear complicações como otite média, pneumonia, convulsões febris e encefalites. Pode ser grave e até levar à morte. Os adultos têm geralmente uma forma mais grave da doença.
Qual a protecção contra o sarampo?
A vacinação é a principal medida de protecção contra o sarampo. As vacinas conseguiram mesmo reduzir a mortalidade por sarampo em quase 80% entre 2000 e 2015 a nível mundial. A OMS estima que tenham sido prevenidas pela vacinação 20,3 milhões de mortes nesse período.
Como é a vacinação em Portugal?
A vacina contra o sarampo é gratuita e está incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.