Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Sabe descodificar os rótulos dos produtos alimentares?

A responsabilidade de todos

Banner publicidade
Sabe descodificar os rótulos dos produtos alimentares?

Voz à Saúde

2021-06-05 às 06h00

Aline Fernandes Aline Fernandes

Saber interpretar os rótulos dos produtos alimentares é uma ferramenta fundamental no acesso dos consumidores à informação sobre os géneros alimentícios, permitindo-lhes realizar escolhas mais conscientes e informadas e efetuar uma utilização mais segura e adequada dos mesmos.
Com tantas opções e variedades de “dietas da moda” torna-se bastante complicado saber escolher os alimentos mais indicados para as tais dietas e torna-se ainda mais complicado com a vasta oferta de produtos “saudáveis” que encontramos nas prateleiras das superfícies de venda de géneros alimentícios.
A rotulagem alimentar e nutricional é de extrema importância, na medida em que permite aos consumidores fazerem escolhas alimentares mais adequadas às suas necessidades e preferências, contribuindo igualmente para um correto armazenamento, preparação e consumo dos alimentos.
O crescente interesse social pelas questões relacionadas com alimentação e saúde é, atualmente, um forte determinante das escolhas alimentares, acentuando o interesse na rotulagem nutricional.
O Regulamento (UE) N.º 1169/2011 e do Decreto-Lei 26/2016, impõe as obrigações e responsabilidades aos operadores do setor alimentar em matéria de informação sobre os géneros alimentícios.
Composição dos Rótulos (guia prático):
1. Denominação comercial;
2. Data limite de consumo e data de durabilidade mínima;
3. Quantidade líquida;
4. Controlo metrológico - Letra “e “;
5. Código de barras;
6. Lote;
7. Marca de salubridade comunitária;
8. Logotipo de produtos biológicos;
9. Denominação de venda;
10 Lista de ingredientes e alergénios;
11. Ponto verde;
12. Modo de preparação e utilização;
13. Condições de conservação;
14. Nome e morada da entidade;
15. Região de origem;
16. Número de porções;
17. Declaração nutricional.
Leitura da informação nutricional:
- Valor energético - É expresso em kJ e kcal e resulta do teor de proteína, gordura, hidratos de carbono, fibra, ácidos orgânicos, polióis e álcool;
- Proteínas - Teor de proteínas que são responsáveis pelo crescimento, manutenção e reparação dos órgãos, tecidos e células do organismo (1 g de proteínas fornece 4 kcal);
- Hidratos de Carbono dos quais: açúcares - Qualquer hidrato de carbono metabolizado pelo ser humano (simples e complexos). Principal fonte de energia para a realização das funções do organismo (1 g de hidratos de carbono fornece 4 kcal);
- Lípidos dos quais: saturados - Os lípidos totais representam ácidos gordos saturados; ácidos gordos trans; ácidos gordos monoinsaturados; ácidos gordos poli-insaturados. Fornecedores de energia, transporte de algumas vitaminas (A, D, E, K), constituem diversas estruturas celulares, reserva energética, proteção do frio, dos órgãos vitais e de agressões externas (1 g de lípidos fornece 9 kcal);
- Fibra - Polímeros de hidratos de carbono com três ou mais unidades monoméricas que não são digeridas nem absorvidas pelo intestino delgado humano. O seu consumo adequado pode ter efeito benéfico na prevenção de algumas doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares e diferentes tipos de cancro (1 g de fibra fornece 2 kcal);
- Sal - Teor equivalente de sal calculado por meio da fórmula: sal = sódio × 2,5. O consumo excessivo pode provocar hipertensão arterial, pelo que a sua adição (sal) deve ser limitada.
O rótulo de um produto alimentar é o seu bilhete de identidade.
Aprenda a descodificar os rótulos dos produtos alimentares, para que não troque o certo pelo duvidoso e seja levado pela publicidade massiva dos “tais” alimentos saudáveis.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho