Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Rumo às competências do século XXI

Um convite da Comissão Europeia para quem gosta de línguas

Voz às Escolas

2011-02-14 às 06h00

Maria da Graça Moura

O plano tecnológico assume-se como uma prioridade para as políticas públicas e tem como meta a mobilização da sociedade portuguesa para a batalha da modernização de Portugal, na promoção do desenvolvimento e competitividade do país, tendo por base: conhecimento, tecnologia e inovação.
O Agrupamento de Escolas André Soares pretende criar as condições para facilitar e promover a integração das TIC no seu dia-a-dia, quer a nível de actividades de carácter administrativo, quer das actividades lectivas.

No ano lectivo anterior foram já desenvolvidas experiências piloto no âmbito da implementação do plano tecnológico nos diversos níveis de ensino.
Considerando a falta de experiência existente na utilização sistemática das TIC no ensino-aprendizagem e cientes da importância em adquirir competências e desenvolver estratégias eficazes, mas sobretudo reconhecendo que a introdução destas novas ferramentas potencia a assunção de um novo paradigma de ensino-aprendizagem que dote o aluno de um papel mais (pró)activo no processo, o agrupamento assumiu o faseamento da implementação plena do plano tecnológico, optando por, numa primeira fase, a ensaiar junto de uma turma de cada um dos três ciclos, analisando os resultados obtidos em parceria com uma equipa da UM, com quem se estabeleceu, para o efeito, um protocolo de colaboração.

Foram seleccionadas, aleatoriamente, o 1º G, o 5º F e o 7º A para, durante o respectivo ciclo, se desenvolver um projecto piloto “Rumo às competências do século XXI” com os seguintes objectivos:

Exploração da integração sistemática das TIC no processo de ensino - aprendizagem (na apresentação, consolidação, aplicação dos conteúdos e na avaliação dos resultados) garantindo um mínimo de 25% do tempo em sala de aula para trabalho com ferramentas TIC.
Utilização do e-portefólio como instrumento preferencial de avaliação, explorando as suas potencialidades no desenvolvimento da autonomia do aluno.

Mobilização de professores, alunos e encarregados de educação para colaborarem na estruturação, implementação e avaliação do ensino-aprendizagem mediado pelas TIC.
Avaliação anual do impacto da experiência com base na observação, análise de tarefas de aprendizagem e recolha de opinião.
Promoção e generalização das novas práticas através da divulgação do projecto.

Os docentes envolvidos são acompanhados, em contexto de trabalho, em sessão semanal de formação creditada. A grande preocupação é habilitar os Encarregados de Educação de competências tecnológicas que lhes permitam fazer o acompanhamento dos seus educandos, nascidos na era tecnológica e que Prensky apelida de ‘Nativos Digitais’. Os resultados a nível de aproveitamento ainda não se podem efectuar. Mas promete motivação, promete mudança!

Os docentes destas turmas serão mensageiros, sensibilizarão outros docentes e, devagar mas consistentemente, as metodologias serão alargadas a todas as turmas e, brevemente, a utilização das novas tecnologias como prática metodológica, será uma realidade quotidiana!
Está já em utilização um blog, portefólio de uma das turmas, http://peque-nosestudaragrande. blogspot.com/, um boletim informativo mensal, instrumentos importantes para, na opinião dos EE, aproximar a família da escola e melhorar os resultados.

A candidatura à Iniciativa Aprender e Inovar com TIC que visa a promoção da utilização educativa das TIC com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos, foi aprovada e apoiada como projecto inovador!
E nós queremos inovar!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

15 Outubro 2018

Greve

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.