Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Rota do Românico por Celorico de Basto

Sinais de pontuação

Ideias

2018-02-05 às 06h00

Paulo Monteiro

Já não é a primeira vez que falo de Celorico de Basto. E também tenho quase a certeza de que não será a última. Mas hoje o contexto é um pouco diferente e regresso ao que tinha prometido na passada sexta-feira: uma excelente sugestão de roteiro em Celorico de Basto. Ah, e como sugere a própria Rota do Românico... um inesquecível programa familiar, por essas terras, desvendando os segredos de duas seculares artes: o vinho e o românico.
Podemos começar logo de manhã pelo castelo de Arnoia, passando depois pela vila de Basto. Vale a pena uma visita a pé (ver bem a botica, antiga farmácia) para saborear os ares de outros tempos. Logo a seguir uma passagem pelo Centro Interpretativo do Castelo de Arnoia. Segue-se a natureza com passagem pela Quinta da Cristina, numa visita guiada às vinhas e à adega... Ficamos a conhecer (para quem gosta) como se faz o vinho e o espumante, desde a recepção às uvas, passando pelos lagares, cubas e fermentação, cave de espumante e zona de engarrafamento. Com tudo isto já são horas de almoço e a sugestão é ficar ali mesmo já que tem uma gastronomia divinal. Caso contrário um bom piquenique ali perto.

Claro que podemos fazer tudo sozinhos e demorar o tempo que pretendermos ou então seguir uma das muitas sugestões de um programa de visitas guiadas que inclui o almoço na Quinta de Santa Cristina onde ai teremos de puxar os cordões à bolsa. Há gostos para tudo. Mas o que não nos tiram é um agradável passeio recheado de história e de estórias...
Mas há mais, muitos mais neste mundo da Rota do Românico. Basta abrir cada uma das páginas e escolher o melhor destino, o melhor programa e a melhor companhia para um dia cheio de... romantismo!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.