Correio do Minho

Braga,

Rota do Românico alarga-se ao Ave

A vida não é um cliché

Ideias

2018-02-02 às 06h00

Paulo Monteiro

Em terras dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, no coração do Norte de Portugal, ergue-se um importante património arquitetónico de origem românica. Traços comuns que guardam lendas e histórias nascidas com a fundação da Nacionalidade e que testemunham o papel relevante que este território outrora desempenhou na história da nobreza e das ordens religiosas em Portugal. Assim se apresenta a Rota do Românico germinada, em 1998, no seio dos concelhos que integram a VALSOUSA - Associação de Municípios do Vale do Sousa - Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel e alargada, em 2010, aos restantes municípios da NUT III Tâmega e Sousa (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende), unindo num projecto supramunicipal um legado histórico e cultural comum.

E... a boa notícia é que os municípios do Vale do Ave devem constituir o próximo alargamento. A revelação foi feita, esta semana, pela directora deste projecto turístico-cultural, Rosário Machado. Os municípios do Ave são vizinhos do Tâmega e Sousa e por isso apresentaram a sua candidatura que deverá tornar-se realidade dentro de muito pouco tempo. A Rota do Românico tem sede em Lousada e conta, actualmente, com 57 monumentos, entre igrejas, pontes e mosteiros.
A Rota do Românico não se fica por aqui e convida ao contacto com as gentes da região: trilhos e caminhos; festas e romarias e ainda os paladares e os cheiros da cozinha tradicional, sempre regados com os vinhos verdes de excelência nascidos nestas terras são razões mais do que suficientes para explorar a região. Ficou com curiosidade? Nos próximos dias deixo aqui uma excelente sugestão de roteiro que pode começar por terras de... Celorico de Basto!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.