Correio do Minho

Braga,

Roaming: a verdadeira Europa...

A vida não é um cliché

Ideias

2017-06-26 às 06h00

Paulo Monteiro

O roaming acabou. Desde 15 de Junho podemos fazer chamadas, enviar mensagens e navegar pela internet sem pagar mais em qualquer um dos 28 países da União Europeia. É a isto que eu chamo a verdadeira Europa. A Europa mais federalista onde o custo das chamadas telefónicas são iguais em todo o lado, quer estejamos em Portugal, na Lituânia, na Polónia ou na Grécia.
Esta foi uma luta de anos desenvolvida por eurodeputados, nomeadamente portugueses e, no caso particular de José Manuel Fernandes. Também o Eixo Atlântico, com Ricardo Rio e Xóan Vazquez Mao, teve grande responsabilidade para o êxito de uma história com um final feliz.
Esperemos é que tudo continue assim.

E digo isto porque, no caso português o ‘brutal aumento de turistas’ retira uma enorme receita às operadoras portuguesas, já que passam a não receber nada das suas homólogas dos outros 27 países. É que são mais os europeus que visitam Portugal do que os portugueses que visitam os outros países da União Europeia. Por esta razão é que veremos, daqui a uns meses, se as nossas operadoras vão, ou não, aumentar os preços, argumentado elevados prejuízos.

Mas estamos também confiantes de que tudo continuará na mesma e a Comissão Europeia tenha a mão firme, tanto mais que avisou que só irá fazer um balanço detalhado dentro de dois anos. Até lá deve tudo continuar como está.

Depois do fim do roaming é preciso continuar a aproximar cada vez mais os países da União Europeia para que as disparidades sejam menos acentuadas.
Todos nós queremos ser verdadeiramente europeus. E, quem sabe um dia, os ordenados, as reformas, e a qualidade de vida seja igual em todos os 28. Era esta última parte que queria ouvir não era? Bem me parecia.
E assim será um dia.
Tenham uma boa semana!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.