Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Reuniões

Marcelo e André Ventura

Reuniões

Escreve quem sabe

2020-10-25 às 06h00

Cristina Fontes Cristina Fontes

O verbo “reunir” pode ser transitivo direto (reunir) ou pronominal (reunir-se). Todavia, a escolha de um ou de outro obedece a regras gramaticais claras, mas muitas vezes esquecidas.
Uma busca rápida pelas páginas dos jornais (apenas da última semana) permite-me encontrar frases como “Macelo Rebelo de Sousa reuniu com os municípios algarvios” (Diário de Notícias, em https://bit.ly/ 34mB1PS, acedido em 23-10-2020); “Primeiro-ministro reuniu com autarcas (Observador, em https://bit.ly/37GeC1Q , acedido em 23-10-2020); “A comissão dá conta que reuniu com a Ordem dos Médicos” (Público, em https://bit.ly/3 mfWgZG, acedido em 23-10-2020).
Conjugado pronominalmente (reunir-se) o verbo significa “juntar-se; agregar-se; agrupar-se” (Infopédia) e rege a preposição “com”. Assim, as frases acima citadas deveriam ter sido escritas da seguinte forma: “Macelo Rebelo de Sousa reuniu-se com os municípios algarvios”; “Primeiro-ministro reuniu-se com autarcas; “A co- missão dá conta (de) que se reuniu com a Ordem dos Médicos”.
Desculpem fugir ao tópico, mas não podia deixar de referir que a última frase enferma de outro erro de regência. Não devemos dizer “dá conta que”, mas sim “dá conta de que”, pois “alguém dá conta de alguma coisa”.
Reparem que nas três frases são diferentes entidades que se juntam (Macelo Rebelo de Sousa + municípios algarvios; Primeiro-ministro + autarcas; A comissão + a Ordem dos Médicos).
No entanto, se quem se reúne pertence ao mesmo grupo, o verbo “reunir-se” não rege a preposição “com”. Por exemplo: “O Governo reuniu-se para discutir o Orçamento.”; “Os professores reuniram-se na sala de diretores de turma.”; “A Associação de Estudantes reúne-se todos os meses.”
Usado como verbo transitivo direto, exigindo um complemento direto, “reunir” tem vários significados e não rege qualquer preposição: “1.unir de novo; 2. juntar (aquilo que se encontra disperso); agrupar; 3. ligar; prender; 4. aliar; 5. juntar (um grupo de pessoas); convocar; congregar; aglomerar; 6. Aproximar; 7. angariar” (Infopédia).
Vejamos os exemplos: “o Pedro reuniu todos os seus amigos para o seu aniversário.”; O diretor reuniu os alunos para lhes comunicar as regras de funcionamento.”; “Os alunos reuniram esforços para limpar o rio.”; “Reuni todas as minhas notas numa pasta”.
Tenhamos em atenção, pois, a forma como convocamos a nossas reuniões, mas nunca deixemos de escrever com medo de errar. Errar faz parte. A única maneira de não errar é não escrever.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho