‘Spoofing’ e a Vulnerabilidade das Comunicações
Voz às Escolas
2021-05-31 às 06h00
Terminou, recentemente, no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, uma iniciativa solidária particular, com o propósito de recolher bens alimentares de primeira necessidade e de prestar apoio a famílias carenciadas da nossa comunidade educativa.
A ideia da “Campanha de Solidariedade AESAS21” nasceu, a partir da vontade de fazer a diferença, na Associação de Estudantes da Escola Secundária Alberto Sampaio, ainda em meados de fevereiro deste ano. A nobreza e sensibilidade da intenção dos jovens rapidamente contagiou a comunidade educativa e, sob a sua liderança, nasce uma irmandade entre todas as associações de pais (Esporões, Lomar, Arcos, Fraião, Nogueira e Alberto Sampaio), os educadores e professores, o grupo de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), a Direção e as Conferências Vicentinas, enquanto agente conhecedor da dimensão mais carenciada do território.
Assim irmanados num mesmo propósito solidário, cada um assumiu funções específicas, tendo sido, durante todo o tempo que durou a iniciativa, realizadas reuniões quinzenais, de acompanhamento parcelar da iniciativa e onde eram realizados os necessários ajustes e correções à mesma. Esse trabalho articulado e, particularmente, a generosidade das doações da comunidade educativa, fizeram da iniciativa um sucesso, com a recolha de mais de uma tonelada de bens alimentares (1200 kg), que depois chegaram, pela mão das Conferências Vicentinas e sob a forma de cabazes alimentares, a cinquenta e cinco famílias identificadas. A quem os autores da iniciativa quiseram não só fornecer uma ajuda material obviamente necessária mas também dizer a todos que ninguém necessita de caminhar só, quando a provação inesperadamente surge.
A campanha de solidariedade revelou, não só, a sensibilidade e desejo de ação consequente dos nossos jovens, mas também a capacidade de agregação dos diversos membros da comunidade educativa em volta de um objetivo colectivo. O sucesso desta comunhão de interesses e esforços demonstrou claramente o que nos une, validando, na vontade e na organização para a ação, o nosso Projeto Educativo, onde convocamos, entre outros, os valores da responsabilidade, do humanismo, da fraternidade e da participação.
O nosso obrigado a todos, na comunidade, pela sua generosidade e ação! Particularmente à Associação de Estudantes da Escola Secundária de Alberto Sampaio, por ter sido centelha e lanterna do projeto, às associações de pais, por tão prontamente terem dito “presente” e ajudado a contornar algumas dificuldades logísticas do processo, ao grupo de EMRC, por ter aportado ao projeto a sua experiencia de tantas iniciativas solidária prévias, aos professores e funcionários, por terem viabilizado o processo nas diversas escolas e a todos os que, anonimamente, em pequenas ou em muito grandes quantidades, na medida da sua capacidade, fizeram erguer as pilhas das doações.
Felizmente é recorrente, no nosso agrupamento, ocorrerem ações solidárias como as de angariação de alimentos e fundos, para entrega a instituições que estão no terreno. Geralmente, as ideias para essas atividades partem de propostas dos alunos, mas, inúmeras vezes, no âmbito da disciplina de EMRC ou de propostas de outros professores, como são o caso da recolha de cabazes no Natal na ESAS ou essa imensa iniciativa que é a “Mesa de Partilha”, que ocorre todos os anos, por esta altura, na E.B. 2/3 de Nogueira. Mas iniciativas, como a que é alvo da presente crónica, que têm origem exclusiva na iniciativa e na vontade de alunos são de destacar e louvar.
07 Outubro 2024
30 Setembro 2024
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário