Correio do Minho

Braga, sábado

RENEWAL- Regional Networking for Adult Learning in Europe

Dia de sol

Ideias

2015-03-19 às 06h00

Susana Oliveira

O projeto RENEWAL- Regional Networking for Adult Learning in Europe, promovido pela Kerigma (entidade que é, igualmente, Antena de Informação Europeia do CIED Barcelos), teve como objetivo fortalecer a Agenda Europeia para a Educação de Adultos nas regiões Sul e Leste Europeu, ou seja, onde os índices de participação na Educação de Adultos (EA) são baixos e onde há menos infraestruturas.

Este objetivo foi alcançado através da análise do seu conceito e impactos nos representantes das organizações de EA das duas regiões, dando-lhes a oportunidade de discutir os principais desafios e possíveis desdobramentos da iniciativa da UE. Ao mesmo tempo, criou-se um debate e um espaço para as partes interessadas para troca de experiências e competências.

O projeto facilitou e impulsionou, assim, a transferência de inovação e melhorou a cooperação da sociedade civil nestas duas regiões. Para a implementação deste projeto, a Kerigma contou com a parceria da EAEA - European Association for the Education of Adults, organização da qual a Kerigma é associada e membro da direção.

No que diz respeito aos resultados, derivados do presente projeto, desde logo destacamos:
I. Um Relatório do Estado da Arte sobre a implementação da Agenda de Educação de Adultos nas duas regiões, contendo informação sobre cada país em causa e uma análise preliminar dos principais desafios, avanços e problemas.
II. Dois encontros regionais que contribuíram para a Agenda Europeia através do feedback sobre o relatório do estado da arte e a elaboração de recomendações para futuras implementações, bem como reforçar os laços entre as duas regiões para que se crie um espaço de partilha e trabalho em rede.
III. Dois relatórios de reuniões que resumem os principais resultados das reuniões regionais e apresentam sugestões e recomendações concretas para fortalecer a Agenda nas duas regiões.
A reunião em Portugal aconteceu em Lisboa, a 23 e 24 de Outubro de 2014 e contou com a presença de cerca de 50 participantes vindos de 8 países do sul europeu, a saber: Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Chipre, Turquia e Grécia. Destacamos a presença de instituições nossas vizinhas e parceiras, como a Escola Profissional Amar Terra Verde, o Agrupamento de Escolas de Prado e outras do centro e sul de Portugal que tiveram a oportunidade de apresentar projetos ligados à Educação de Adultos.

Uma das áreas de foco da Agenda Europeia para a Educação de Adultos é alcançar o mainstream da EA nos Estados Membros. Os participantes na conferência acreditam que mais campanhas de sensibilização são necessárias nos seus países. Simultaneamente, apontam a sua falta de envolvimento nas atividades nacionais no âmbito da Agenda e demonstram o seu desejo de que esta situação mude num futuro próximo.

Foi identificados pelos mesmos que o RENEWAL foi de grande importância para este mesmo efeito e a sua abordagem - recolha de “vozes” dos stakeholders, experiên- cias e juntando boas práticas que estão a ser implementadas nos diferentes países - poderá ser tida como uma referência. Adicionalmente, referiram que este projeto contribuiu para envolver ativamente os stake- holders numa reflexão conjunta sobre a matéria, quer ao responderem ao questionário, quer na recolha que foi feita de boas práticas nos seus países, por terem sido entrevistados e por terem participado na reunião regional.

“O RENEWAL facilitou o diálogo e o networking entre os stakeholders” - esta afirmação é bastante ilustrativa do sentimento em torno do projeto. Entidades formadoras, instituições ligadas à Educação de Adultos, poder político, Agências Nacionais e os coordenadores nacionais das atividades da Agenda Europeia para a Educação de Adultos foram convidados a participar, sentarem-se em torno dos resultados do survey e construir reflexões acerca disso. Os participantes demonstraram-se entusiasmados na partilha do seu saber e experiências.

O Relatório do Estado da Arte deste projeto foi referido como peça-chave para futuros desenvolvimentos, uma vez que disponibiliza um retrato aproximado sobre a situação da Educação de Adultos na Europa. A principal recomendação deste projeto é a de que “toda a atividade de aprendizagem deve ser focada em ver a aprendizagem como uma ferramenta poderosa para construir uma identidade no mundo, o sentimento de pertença, como participar ativamente em cada decisão como cidadão.”

Nuno Reis, deputado do Parlamento Português, presente na reunião, confirmou que Portugal está profundamente comprometido com a Educação de Adultos, nomeadamente com o “melhoramento do sistema de validação de competências e na resolução do desfasamento existente entre a procura e a oferta de competências para o mercado de trabalho.”

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

20 Julho 2018

Calouste Gulbenkian

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.