Correio do Minho

Braga, terça-feira

Reinventar...

Um caminho diferente

Ideias

2018-09-20 às 06h00

Paulo Monteiro

“(...) Desafiei os portugueses a reinventarem-se, a reinventarem Portugal. E a vossa tarefa diária é de reinvenção”. As palavras são do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e foram proferidas, na passada segunda-feira, na cerimónia que assinalou os 110 anos da criação das regiões demarcadas dos Vinhos Verdes e do Dão. E quando diz que “a vossa tarefa diária é de reinvenção”, é isso que os produtores dos vinhos verdes têm feito por este Minho fora. A evolução da vitivinicultura tem sido enorme e a cada ano que passa há cada vez mais qualidade, mais exportação e mais adeptos das castas dos verdes. Também a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes tem feito um trabalho notável na promoção dos seus filiados e dos vinhos que estes produzem.

Alguém se lembra do que era o sector do vinho verde há uns anos? O tempo em que associavam o vinho verde ao garrafão, a um produto fraco em relação a outras zonas demarcadas do país. Pois hoje é tudo totalmente diferente e todos os dias produtores e Comissão reinventam, apostam no marketing, na qualidade, no melhoramento das castas, do simples rótulo. Desbravam caminhos complicados para mostrarem os seus produtos, atravessam continentes e oceanos para mostrar um produto de qualidade e que, bebido com moderação, é um autêntico ‘néctar dos deuses’. Este produto que está nas grandes feiras. Este produto que ‘obriga‘ concelhos e concelhos a mostrá-lo nos seus festivais do vinho verde. Este verde que compete de igual para igual em todos os cantos do mundo e que até já deixou os nórdicos fascinados... O trabalho, de viticultores e da Comissão tem sido brilhante. Tem sido de constante reinvenção e, por isso, só podem estar de parabéns. E de parabéns porque o produto que fazem é, hoje, e de facto, de grande qualidade!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

20 Novembro 2018

Trapalhadas autárquicas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.