Correio do Minho

Braga,

Regresso às aulas

Como sonhar um negócio

Voz às Escolas

2018-09-03 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Setembro é o mês do regresso às aulas, depois de todos recuperarem energias nas merecidas férias - alunos, famílias, professores e pessoal não docente.
Sabemos que a expectativa para o novo ano letivo é muita, tanto para os nossos alunos e famílias como para os docentes que reiniciam hoje, ou nos próximos dias, as suas atividades.
No cumprimento do calendário escolar, preparamos o início das atividades letivas, com uma calendarização cuidada, culminando no dia 14, a receção aos alunos nas respetivas escolas e no dia 17, as primeiras aulas do ano letivo. Nos próximos dias teremos a afixação das listas das turmas e, na próxima semana, a divulgação dos respetivos horários. Estas informações estarão disponíveis nas escolas e na página eletrónica do Agrupamento.
Para que tudo esteja a postos no dia 17, começamos hoje com a apresentação ao serviço do pessoal docente e, nos próximos dias, reuniões de conselho geral, de professores, de conselho pedagógico, de departamentos e subdepartamentos, de diretores de turma, conselhos de turma e formação.

Este ano, como tem sido habitual, acolhemos no nosso Agrupamento mais de três mil alunos, distribuídos por todos os níveis de ensino, desde a educação pré-escolar até à educação de adultos, durante o dia e à noite.
O Agrupamento de Escolas Carlos Amarante está aberto a toda a comunidade educativa e, em especial, aos nossos alunos e respetivas famílias. É cada vez mais visível a preocupação destas com o acompanhamento dos seus educandos, com o seu bem-estar e o quotidiano da escola. Assim, como temos feito nos anos anteriores, convidamos os pais e encarregados de educação dos alunos que iniciam o seu percurso no nosso Agrupamento, para participarem nas reuniões agendadas nas respetivas escolas, onde receberão informações gerais. Destaco as reuniões programadas para os dias 12, 13 e 14 na EB Gualtar e na ESCA.

Sabemos bem o que o início do ano letivo significa para as famílias de todos os alunos. Não podemos deixar de lhes transmitir a nossa compreensão, o nosso apoio e disponibilidade no esforço comum de, como consta do nosso projeto educativo, proporcionarmos às nossas crianças, jovens e adultos “Percursos com futuro”, porque valorizamos a diversidade de caminhos, de opções, a verticalidade formativa, a individualidade do itinerário e do projeto de vida de cada criança, jovem ou adulto. Construímos percursos orientados para o futuro, com relevância na formação de homens e mulheres socialmente comprometidos, porque o devir começa nas opções que assumimos no presente.
Apostamos em percursos inclusivos e diversificados, orientados para a valorização de uma cultura do conhecimento (saber), da formação integral (ser) e de uma cidadania ativa (estar).
Bom ano letivo para todos.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.