Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Regresso às aulas e aos bons resultados

Um convite da Comissão Europeia para quem gosta de línguas

Voz às Escolas

2012-09-03 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Setembro é o mês de regresso às aulas e a um novo ano letivo. Voltamos a esta coluna, na qual, de forma despretensiosa, apresentamos as práticas da nossa escola.

Mais uma vez nos congratulamos por podermos corresponder às expectativas dos alunos e famílias que procuram a Escola Secundária Carlos Amarante. E foram muitos!...

Aumentamos o número de turmas do 7º e 10ºano, num total de 69 turmas no ensino diurno. São, de facto, boas notícias para a comunidade educativa. A partir do 3º ciclo, mais alunos poderão efetuar o percurso escolar na nossa escola, com todas as opções disponíveis.

Com muita pena nossa, foi-nos impossível matricular os alunos que pretendiam frequentar o 9º ano nesta escola. De qualquer modo, aqui deixamos o agradecimento aos encarregados de educação que, também neste ano, nos escolheram.

No ensino noturno, nomeadamente no ensino recorrente, fomos considerados Escola de Referência pela DREN, o que muito nos orgulha. As matrículas estão ainda a decorrer, sendo de registar a elevada procura por este tipo de ensino.

No último ano, foi possível corresponder aos pedidos de alunos, encarregados de educação e professores para que a maior parte do horário letivo ocupasse o período da manhã, deixando, assim, livres algumas tardes para o estudo e atividades extracurriculares. Apesar do aumento do número de alunos, estamos a fazer todos os esforços para que, também neste ano letivo, todas as turmas iniciem as aulas no período da manhã. Esta opção permitirá libertar a tarde de quarta- feira para atividades extracurriculares e reuniões de trabalho.

Queremos salientar também os resultados apresentados pelos nossos alunos nos exames nacionais. Mais uma vez, os alunos da ESCA obtiveram resultados superiores à média nacional na maioria das disciplinas, assunto sobre o qual nos debruçaremos futuramente.
Sem alarido, com exigência, esforço, dedicação e empenho de todos podemos desde já afirmar que os resultados dos nossos alunos falam por si.

A ESCA continuará a promover a abertura à comunidade educativa. Neste sentido, convidamos os pais e encarregados de educação a participarem nas reuniões gerais agendadas na terça- feira, dia 11 de setembro, para o 3º ciclo e quarta-feira, dia 12 de setembro, para o ensino secundário, às 21 horas, nas nossas instalações.

Estamos conscientes que algumas famílias estarão a sentir algumas dificuldades, mas a escola tudo fará para ajudar a superar a situação e contribuir para o sucesso dos alunos.
Apelamos à participação das famílias nas atividades da escola e a acompanhar a vida escolar dos seus educandos. Todos serão, como sempre, muito bem-vindos.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

15 Outubro 2018

Greve

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.