Ettore Scola e a ferrovia portuguesa
Escreve quem sabe
2021-03-01 às 06h00
A extração de regras de associação no retalho não é tema recente. Aliás, é um instrumento muito utilizado por modernas organizações retalhistas na tentativa de se encontrarem padrões representativos do comportamento dos consumidores e na posterior melhoria dos serviços oferecidos aos mesmos. Este tipo de mecanismo capacita o retalhista e as suas diversas áreas do negócio com novo conhecimento, permitindo, por exemplo, potenciar tráfego e vendas, macro e micro segmentar clientes, a posterior adoção de mecânicas promocionais mais eficientes e personalizadas, para além do adequado posicionamento das diferentes categorias, produtos e marcas dentro de loja e prateleiras, catapultando a experiência proporcionada.
Daí que uma das melhores apostas que um retalhista poderá implementar para impulsionar o tráfego nos seus diversos canais de venda, alavancar as suas vendas e exponenciar a satisfação dos seus clientes seja, sem qualquer dúvida, a melhoria da sua capacidade para reter, tratar e explorar os seus dados.
Num mundo que, da noite para o dia, se tornou cada vez mais digitalizado devido à situação pandémica, há uma maior propensão para interagir com lojas e aplicativos digitais. Este facto permite que seja guardado um volume crescente de factos e deles possível extrair correlações interessantes, como as preferências e tendências dos consumidores. Por exemplo, é possível descobrir padrões entre produtos, marcas e outras demais características, por entre milhões de registos guardados em bases de dados de grandes capacidades.
Num mundo que, da noite para o dia, se tornou cada vez mais digitalizado, a análise de afinidades entre diversas entidades é cada vez mais pertinente no suporte à tomada de decisão. No livro <
Torna-se interessante então introduzir outras dimensões ao problema. Por exemplo, a dimensão tempo, procurando inferir padrões sequenciais, também descritos pelos autores. Nomeadamente, padrões resultantes de eventos sucessivos “cliente compra laranjas na primeira transação, seguido de pão e fiambre na segunda transação, seguido de leite e bananas na última transação”. Daqui é interessante destacar a noção de padrões anexados à variável tempo, por exemplo percebendo que “os clientes compram laranjas primeiro que pão e fiambre”.
É interessante destacar a evolução da tecnologia e a forte propulsão que a terrível pandemia deu à digitalização dos processos e às capacidades analíticas. No retalho, por exemplo, a relevância dada à <
*com JMS
10 Outubro 2024
08 Outubro 2024
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