Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Reforço da recolha seletiva

Braga, Capital Europeia do Voluntariado, porque não?

Reforço da recolha seletiva

Ideias

2020-12-16 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

OAno de 2020 está a chegar ao FIM. Um ano completamente atípico, em que tivemos de alterar as nossas vidas em muitos aspetos, deixamos de consumir certas coisas e passamos a consumir e utilizar outras, deixamos de frequentar muitos locais, mas há uma coisa que produzimos, independentemente destas condicionantes, resíduos.
A Braval tem vindo a implementar uma série de medidas para incrementar o serviço de recolha seletiva de embalagens de vidro, papel/ cartão e plásticos, que vão culminar, com um grande esforço, em 2021, de colocação dos restantes 330 ecopontos distribuídos pelos 6 municípios e mais uma viatura de recolha seletiva.
Relembro que, no âmbito da candidatura “Otimização e reforço da rede de recolha seletiva e da gestão de resíduos ao nível das produção e reciclagem da Braval”, financiada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), através do Portugal 2020 e do Fundo de Coesão da União Europeia, já adquirimos 2 viaturas para a recolha seletiva, 100 óleões de superfície (que iniciaremos a colocação na via pública), distribuímos ecopontos domésticos, ecopontos em cartão para instituições, entre outras ações de sensibilização.
Noutro projeto em que a Braval está envolvida, o Res2ValHum, co-financiado pelo Interreg, tendo como objetivo a otimização da qualidade do composto Ferti+, resultante da valorização dos resíduos orgânicos da recolha indiferenciada, dotamos todas as escolas da nossa área de abrangência, com ecopontos de 120L para espaços comuns e ecopontos em cartão para todas as salas de aula. Este projeto comtemplou ainda a promoção da compostagem doméstica, com o fornecimento de compostores à população (abrimos inscrições que esgotaram o stock disponível em poucas horas e serão destruídos numa fase mais favorável da pandemia), serão ainda distribuídos sacos-ecoponto para incentivar à separação dos resíduos e, por conseguinte, melhorar a qualidade dos resíduos orgânicos.
Estamos a dotar a população de mais meios para reciclar, mas todo este investimento, necessita da colaboração da população para dar frutos Se efetivamente utilizar os ecopontos, respeitando as regras de deposição.
Utilize os ecopontos, separe as embalagens!
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

11 Maio 2021

A Pobreza e o PRR

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho