Um caos ou um caso de sucesso
Ideias
2012-11-27 às 06h00
Passo ao lado da Casa das Convertidas e olho com contemplação para um edifício de singela arquitetura. Quem vê de fora, vislumbra duas fachadas: uma virada à Avenida Central, rasgada por janelas e adornada por brasões; outra, ladeando a Rua de S. Gonçalo, minimalista, assegurando a proteção do intramuros, mantendo intransponível o ambiente silencioso daquele lugar.
Poucas pessoas em Braga conhecem a história do edifício e muitas menos são aquelas que lá entraram! Creio que aquele edifício, imponente no cunhal das artérias citadas, merecia estar à fruição da população, aproveitando o seu potencial patrimonial para ser um fator de atração numa zona populacionalmente deprimida e cada vez mais deserta.
Pessoalmente, reitero uma ideia subscrita pela JovemCoop, de há uns anos a esta parte, que refere a possibilidade de Braga investir numa verdadeira política de juventude, criando uma infraestrutura que possa albergar os jovens, proporcionando-lhes uma estadia de qualidade. Falo, pois claro, numa Pousada da Juventude no centro histórico.
Das várias razões para defender esta possibilidade, enuncio algumas delas:
Geralmente, quem procura as Pousadas de Juventude não dispõe de meio de transporte próprio, e todos sabemos como a rede de transportes urbanos é insuficiente em Braga, ou, pelo menos, inadaptada à realidade jovem. Imaginemos um evento noturno que atraia jovens ao centro da cidade e que acabe à meia noite (um espetáculo de teatro, música, dança ou uma exposição). Se a Pousada da Juventude se localizar no centro, não haverá preocupações com a rede de transportes pois os jovens ficarão perto das estruturas de transporte e mobilidade - Central de Camionagem, Estação de Caminhos de Ferro, vá-rias praças de táxi;
Se a Pousada ficar localizada na Casa das Convertidas, os jovens ficarão perto dos centros de conhecimento: Universidade do Minho, Universidade Católica, Instituto Ibérico de Nanotecnologias, onde facilmente se pode-rão deslocar a pé.
A pousada estará no centro dos (futuros?) Parques Verdes - entre o Parque Norte (Dume), o Parque Sul (S. João da Ponte/Picoto), o Parque Nascente nas Sete Fontes e o Parque Oeste perto da zona de Maximinos(?).
Uma pousada no centro também ficará localizada entre zo-nas de desporto, desde o Novo Estádio Municipal e o 1.º de Maio, os Campos da Rodovia e o Parque Radical;
Situar-se-á, também, no centro do património cultural de Braga, onde os jovens poderão facilmente visitar, a pé, a Sé Catedral e as Igrejas de Braga, os Museus (D. Diogo de Sousa, Biscainhos, Nogueira da Silva, Pio XII) estrutu-ras arqueológicas como as Termas Romanas, a Domus da Escola Velha da Sé e as Carvalheiras e situar-se-ão na zona cultural do Theatro Circo, da Escola de Música do Carandá, do Parque de Exposições de Braga, do Auditório Vita e da Gulbenkian, etc;
Os jovens que estiverem na Casa das Convertidas ficarão perto do Posto de Turismo onde poderão recolher informações várias;
Uma Pousada da Juventude no centro de Braga proporcionará, ainda, a fácil mobilidade dos jovens entre espaços de diversão noturna como cafés, cinemas, bares e discotecas.
E, sobretudo, uma pousada da juventude no centro da cidade de Braga proporcionará o contacto dos jovens com restantes cidadãos, dando mais vida ao centro histórico que está cada vez mais deserto, e permitirá uma melhor e maior aceção cultural da nossa história. Mais ritmo, mais movimentação, mais gente.
Esta noite, a JovemCoop e a Braga+ realizarão, às 21h30, na Casa dos Coimbras, um debate público, com ilustres convidados, para debater o futuro a dar à Casa das Convertidas. Este é o meu contributo para a recuperação deste monumento, mas gostaria muito de ouvir o seu.
Conto consigo.
21 Maio 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário