Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Rali de Portugal: um excelente investimento

O que nos distingue

Ideias

2018-01-18 às 06h00

Paulo Monteiro

O presidente do Automóvel Club de Portugal, Carlos Barbosa, afirmou ontem em Madrid, à margem da inauguração da Feira Internacional de Turismo (FITUR) que o Rali de Portugal/2017 teve um retorno para o país de 137 milhões de euros. Os números já eram mais ao menos conhecidos depois do estudo efectuado pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, em colaboração com a Universidade do Minho. E não enganam... e só o impacto na última década ascende quase a 900 milhões de euros. Só estes números garantem que o Rali seja o maior evento desportivo e o maior evento turístico em Portugal desde o Euro 2004, segundo disse Carlos Barbosa.

Um rali que teve mais de um milhão e duzentas mil pessoas a assistir ao vivo e que originou 60 milhões de euros em comidas e dormidas em apenas três dias e 390 milhões de IVA ao Estado... é obra. São números muito difíceis de bater. Por isso devemos dar valor ao Minho quando chama a si a competição e às autarquias que apostam na sua vinda. Apostam monetariamente mas também têm retornos consideráveis. Só o Minho teve um retorno de perto 35 milhões, com Braga à cabeça (cerca de 8 ME), seguindo Viana do Castelo (5 ME), Fafe (4,5 ME), Guimarães (3,7 ME), Ponte de Lima (3,5 ME), Caminha (3,4 ME), Vieira do Minho (2 ME) e Cabeceiras de Basto (1,5 ME)... tudo números aproximados. Investimentos ganhos. E para quem criticou, o ano passado, a realização do Braga Street Stage é só recordar o retorno económico para o concelho e para o facto do Porto ir receber, de novo, a prova. Afinal o Porto gosta ou não? Tem interesse ou não?... Pelos vistos tem. Só é pena é não ser Braga a recebê-la de novo!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

19 Dezembro 2018

Parabéns ao IPCA

18 Dezembro 2018

O seu a seu dono!

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.