Poesia e Inovação
Voz às Freguesias
2017-03-21 às 06h00
Nos últimos anos, temos vivido tempos muito difíceis em termos económicos. O governo e a “Troika”, em tempos, aplicaram a todos, cegamente, medidas de austeridade que agravaram, substancialmente, a vida e o dia a dia das pessoas.
É neste contexto que a ação de uma Junta de Freguesia se torna fulcral. No domínio da ação social, a nossa Junta de Freguesia investe, anualmente, cerca de 47% do seu orçamento, pois entende que o trabalho de uma autarquia local deve, obrigatoriamente, ser dirigido para as pessoas, sobretudo para as mais fragilizadas.
Ao longo destes três anos e meio, a Junta abriu e gere, sem qualquer apoio financeiro de qualquer entidade, dois centros de Convívio Sénior, o último, em Semelhe, inaugurado há cerca de um mês. Estes centros funcionam diariamente e já servem cerca de 60 utentes diários. O objetivo destes espaços é retirar os nossos seniores do isolamento em que viviam, identificar as suas necessidades e ocupar o seu tempo com atividades recreativas, desportivas pedagógicas e culturais.
Em relação aos mais jovens e suas famílias, a Junta garante, há vários anos, a escola a tempo inteiro, assegurando o funcionamento da CAF, entre as 7h30m e as 19h, todo ano, exceto no mês de agosto, facilitando a vida das famílias, sobretudo aquelas que não têm a quem deixar os seus filhos nas férias escolares.
A Junta disponibiliza, gratuitamente, a toda a população, serviço primários de saúde, psicóloga e, em articulação com várias entidades, principalmente o GAAS - Dume, alimentação diária a várias famílias carenciadas.
Votos de uma Páscoa feliz!
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário