Correio do Minho

Braga, terça-feira

Que fazemos: Ação Social

Obrigado, Pedro Passos Coelho

Voz às Freguesias

2017-03-21 às 06h00

Francisco Silva

Nos últimos anos, temos vivido tempos muito difíceis em termos económicos. O governo e a “Troika”, em tempos, aplicaram a todos, cegamente, medidas de austeridade que agravaram, substancialmente, a vida e o dia a dia das pessoas.
É neste contexto que a ação de uma Junta de Freguesia se torna fulcral. No domínio da ação social, a nossa Junta de Freguesia investe, anualmente, cerca de 47% do seu orçamento, pois entende que o trabalho de uma autarquia local deve, obrigatoriamente, ser dirigido para as pessoas, sobretudo para as mais fragilizadas.

Ao longo destes três anos e meio, a Junta abriu e gere, sem qualquer apoio financeiro de qualquer entidade, dois centros de Convívio Sénior, o último, em Semelhe, inaugurado há cerca de um mês. Estes centros funcionam diariamente e já servem cerca de 60 utentes diários. O objetivo destes espaços é retirar os nossos seniores do isolamento em que viviam, identificar as suas necessidades e ocupar o seu tempo com atividades recreativas, desportivas pedagógicas e culturais.

Em relação aos mais jovens e suas famílias, a Junta garante, há vários anos, a escola a tempo inteiro, assegurando o funcionamento da CAF, entre as 7h30m e as 19h, todo ano, exceto no mês de agosto, facilitando a vida das famílias, sobretudo aquelas que não têm a quem deixar os seus filhos nas férias escolares.
A Junta disponibiliza, gratuitamente, a toda a população, serviço primários de saúde, psicóloga e, em articulação com várias entidades, principalmente o GAAS - Dume, alimentação diária a várias famílias carenciadas.
Votos de uma Páscoa feliz!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Freguesias

26 Julho 2017

O Sorriso

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.