Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Práticas de literacia familiar como incentivo à leitura

“Portanto, saibamos caminhar e …caminhemos!”

Práticas de literacia familiar como incentivo à leitura

Voz às Bibliotecas

2023-03-02 às 06h00

Rui A. Faria Viana Rui A. Faria Viana

Segundo dados divulgados pela UNESCO em 2018, mais de 617 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo não possuem as competências mínimas no que se refere à leitura, à escrita e à matemática, e cerca de 750 milhões de jovens e adultos não sabem ler nem escrever. Em Portugal o panorama é mais animador mas, ainda assim, 2,83% da população é analfabeta (Censos 2021). No entanto, hoje em dia, surge com grande pertinência a questão do analfabetismo funcional que se relaciona com o facto de um número significativo de pessoas não possuir literacia suficiente para as exigências do mundo actual. Segundo o «Relatório de Peritos de Alto Nível sobre Literacia da União Europeia» (2012) “os inquéritos nacionais e internacionais mostram que cerca de um em cada cinco adultos e um em cada cinco jovens de 15 anos, não tem as competências de leitura de que necessita para funcionar plenamente numa sociedade moderna”. Segundo o mesmo relatório “a literacia é um requisito fundamental para cidadãos de todas as idades na Europa moderna e as alterações na natureza do trabalho, da economia e da sociedade estão, de um modo geral, a torná-la cada vez mais importante”.

Sendo a leitura um dos pilares fundamentais da transmissão e assimilação do conhecimento, a sua prática é de extrema importância. Por isso, conscientes de que a aprendizagem da leitura e da escrita se inicia em ambiente familiar, surgiu no âmbito dos serviços educativos da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo a ideia de fornecer materiais de orientação às famílias impulsionando o desenvolvimento de um conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita. A sua concretização foi pensada para o quotidiano das famílias no sentido de despertar o hábito da leitura e outras actividades com a finalidade de estimular a aprendizagem e sensibilizar para a importância do livro, promovendo uma convivência mais próxima entre pais e filhos. Considerando que a leitura na educação desde cedo é um importante hábito a ser desenvolvido, porque gera grandes benefícios no desenvolvimento do indivíduo, a Biblioteca Municipal quis transformar a hora da leitura num momento especial e de estímulo para a vontade de ler, surpreendendo os leitores com novas aventuras de modo a tornar esta prática numa rotina presente no quotidiano das famílias. Para tal, desenvolveu a iniciativa «O meu Kit de Leitura» que consiste numa caixa que contém até dois livros, um guia de leitura para pais e também de actividades para as diferentes faixas etárias, compreendidas entre os 0 e os 14 anos (divididas em escalões que vão dos 0 aos 3 anos; dos 4 aos 6; dos 7 aos 12, e dos 12 aos 14 anos).

Este Kit foi pensado de modo a assumir as características de um instrumento pedagógico de apoio aos adultos que servem de mediadores entre as crianças, o livro e a leitura, contendo para além do guia, informação que auxilia a leitura autónoma para as crianças alfabetizadas e para os mais jovens. De salientar que todos os livros propostos são surpresa e seleccionados pela Biblioteca de forma a dar a conhecer os diferentes géneros literários, do lírico ao narrativo, passando pelo dramático e científico, entre outros.

Assumindo-se como uma estratégia de literacia familiar, aqui entendida como um conjunto de práticas partilhadas por pais, crianças e membros da família associadas à leitura e à escrita, e aproveitando o facto da maioria dos pais considerar importante a iniciação precoce da leitura como factor preponderante no posterior sucesso escolar e, também, porque acreditam que contar histórias aos filhos promove o desenvolvimento de competências de literacia, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo com esta iniciativa deseja satisfazer as necessidades da população, em especial dos nossos leitores e das suas famílias, no que diz respeito à criação de hábitos de leitura e de novos leitores. ?

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho