Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Promoção da Cultura Local para a Sustentabilidade

A responsabilidade de todos

Voz às Bibliotecas

2022-04-21 às 06h00

Carla Araújo Carla Araújo

OCESOP-Local é uma unidade de investigação aplicada da Universidade Católica Portuguesa que tem como principal missão a realização de estudos aplicados aos diferentes territórios administrativos, tendo como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 Metas da Agenda 2030, definida pela Organização das Nações Unidades e que vigora desde 2016. O projeto designado “Territórios Sustentáveis”, da unidade de investigação CESOP-Local, assume-se uma oportunidade de investigação conjunta, onde técnicos municipais e investigadores colaboram na criação de instrumentos de aferição das múltiplas dimensões de atividade dos municípios, com particular enfoque na sustentabilidade dos seus territórios.
Um dos grandes desígnios da rede CESOP-Local é o de assumir-se como um observatório autárquico para monitorizar o grau de sustentabilidade de cada território, a dinâmica de envolvimento das comunidades e o grau de desempenho organizacional de cada município. Nesta lógica de pensamento, no passado dia 31 de março, o Município de Vila Nova de Famalicão foi convidado a apresentar na webinar “Promoção da Cultura Local para a Sustentabilidade”, do Ciclo de Seminários Inovação & Desenvolvimento Local 2022, a boa prática que tem vindo a ser desenvolvido na autarquia famalicense e que se designa “Embaixadores ODS do Município de Vila Nova de Famalicão”.
As questões que se pretendiam ver debatidas e refletidas neste seminário eram precisamente:
Que estratégias pedagógicas podem ser desenvolvidas junto dos mais novos para potenciar gerações vindouras mais inclusivas e conscientes?
Que ações e abordagens podem ser adotadas?
Quem são os “Embaixadores ODS”?
Ora, encontrando-se o Município de Vila Nova de Famalicão claramente comprometido com o efetivo alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, alinhando-os com o seu Plano Estratégico Famalicão.30, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, teve a oportunidade de, uma vez mais, apresentar publicamente o seu projeto “ODS: Juntos mudamos o mundo”, que foi recentemente distinguido a nível nacional com o Prémio Maria José Moura – Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais. Para esta webinar a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco pretendeu apresentar, em particular, a componente pedagógica e formativa que o projeto assume junto das crianças e jovens famalicenses, que ao longo dos últimos anos têm vindo a contactar com este projeto da Biblioteca Municipal, e a forma como, em efeito de cadeia, elas próprias também se tornam
Embaixadores dos ODS, disseminando estas preocupações com a sustentabilidade no seio da sua escola, da sua família, dos grupos formais e informais onde estão integrados, etc. Para o caso em concreto foi apresentada a coleção de contos digitais interativos que está ser anualmente enriquecida com os contos vencedores do concurso de escrita criativa, designado “tODoS por um mundo melhor”, e que se destina aos alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico dos agrupamentos de escolas de Vila Nova de Famalicão. Por este exemplo se constata, e reforça, o importante papel das bibliotecas públicas na promoção e difusão da Agenda 2030 e dos seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Bibliotecas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho